A inscrição para o exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras 2019/2) pode ser feita até as 23h59 do próximo domingo, dia 18, de acordo com o horário de Brasília. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é um dos postos de aplicação da prova, organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que será aplicada entre os dias 16 e 18 de outubro.

São 107 postos aplicadores credenciados no Brasil e no exterior. Para outras informações sobre a inscrição, confira o edital.

Em Juiz de Fora serão oferecidas 30 vagas. A professora responsável pela aplicação do exame na UFJF, Denise Barros Weiss, aponta a importância da Instituição ser um dos postos aplicadores. “O exame é muito importante para os estrangeiros que precisam de uma documentação para acessar cursos de graduação, pós-graduação e estar em convênio com outras instituições. A aplicação desta prova é fundamental para o processo de internacionalização da UFJF, considerando que recebemos cada dia mais estrangeiros na nossa casa.”

As inscrições são abertas ao público em geral. Todos os interessados podem realizar o exame na UFJF, seguindo o limite estipulado de vagas. Denise, também responsável por um projeto de extensão que oferece o ensino da língua portuguesa aos estrangeiros, ressalta sobre a necessidade da rápida inscrição. “Geralmente, as vagas acabam com 30 minutos após a abertura do prazo. Recomendamos que os interessados fiquem atentos para se inscrever o mais rápido possível.”

No ato de inscrição, o participante deve selecionar o país e o local onde pretende realizar as provas, de acordo com o limite de vagas disponibilizadas em cada posto. Em anexo no edital, há a relação de todos os postos credenciados e o respectivo número de vagas oferecidas. Na página do Celpe-Bras, no portal do Inep, estão os contatos de todos os postos. Caso o posto aplicador atinja o limite de vagas disponibilizadas, o sistema bloqueia novas inscrições.

Estrutura do exame

O Celpe-Bras é composto por uma parte escrita e uma oral. A escrita, aplicada a todos os participantes, e marcada para 16 de outubro, tem quatro tarefas de produção textual, que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da Língua, exigindo do participante registro escrito em Língua Portuguesa, a partir de meios diversificados (vídeo, áudio e texto escrito), e tem duração de três horas.

A parte oral, a ser agendada entre os dias 16 e 18 de outubro, é uma interação face a face entre o participante e o avaliador-interlocutor, com duração de 20 minutos. A interação consiste em uma conversa planejada a partir das informações registradas pelo participante na inscrição e em três momentos de conversas sobre textos de variados gêneros, que mesclam linguagem verbal e não verbal, denominados elementos provocadores.

Para obter a certificação de proficiência em Língua Portuguesa, o participante deve alcançar, pelo menos, o nível intermediário nas duas partes do exame. Caso o desempenho seja diferente nas duas partes, prevalece o menor resultado. De acordo com a pontuação obtida, o participante é classificado nos seguintes níveis de proficiência: avançado superior; avançado; intermediário superior; intermediário; e sem certificação.

O exame

O Celpe-Bras tem como principal finalidade possibilitar a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa. É desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), sendo o único certificado de proficiência em Português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo Governo do Brasil. É aceito como comprovação de proficiência no uso da Língua Portuguesa pelas Instituições de Ensino Superior (IESs), e destinado a brasileiros e a estrangeiros, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

(32) 2102-3150 – Faculdade de Letras-UFJF