Luana, de branco, ao lado do orientador Heder, e das avaliadoras da banca. (Foto: Gabriella Ramos)

Conhecimentos sobre sexualidade e doenças relacionadas a práticas sexuais entre estudantes do Ensino Médio foram tema da dissertação de mestrado da discente Luana Angélica Viana. A pesquisa intitulada “Infecções sexualmente transmissíveis: uma análise sobre o conhecimento dos alunos do ensino médio de uma escola estadual do Vale do Rio Doce e uma proposta de capacitação de professores” foi aprovada com conceito A na conclusão de curso do Programa Nacional de Mestrado em Biologia (Profbio).

A dissertação abordou o conhecimento em sexualidade e doenças. (Foto: Gabriella Ramos)

Luana foi orientada pelo professor Heder José Ribeiro, que, na apresentação final do trabalho, destacou o empenho da mestranda. “Luana é uma aluna de destaque, e seu trabalho tem grande importância, uma vez que ela desenvolveu um curso para capacitar os professores do Ensino Básico. Ela saindo hoje como mestre em Ensino de Biologia, amplia seus horizontes e reflete na qualidade do ensino prestado na rede”, comentou.

A agora mestre, por sua vez, considera que a participação no programa trouxe momentos intensos e de constante partilha. “Participar do Profbio assumiu um papel central na minha formação profissional como agente ativo e reflexivo na vida do meu aluno“. Segundo ela, os resultados do trabalho irão enriquecer o conjunto de saberes e saber‐fazer na escola.

A pesquisa
O objetivo do estudo estudo foi avaliar o conhecimento de escolares do ensino médio quanto ao tema sexualidade em um município do Vale do Rio Doce, e sugerir ações de melhorias no processo de ensino-aprendizagem através de uma proposta de capacitação para professores, mediando uma intervenção social no âmbito escolar, sobretudo permitindo acesso à informações das Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Com a melhoria das propostas didáticas, espera-se o esclarecimento da temática, mudanças de atitudes que favoreçam o bem-estar e a saúde das crianças, adolescentes e jovens, parte de uma sociedade liberal que se confronta com outra cheia de “tabus” e preconceitos, criando subsídios para fortalecer vínculos entre educador – aluno – família, tendo possibilidades de modificar o quadro social onde a sexualidade não é discutida.