Entre as atividades da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, acontece, no dia 22 de agosto, a visita guiada aos patrimônios culturais de Governador Valadares. As ações são abertas à população, e começam com uma roda de conversa sobre patrimônio cultural, no Centro Cultural Nelson Mandela, a partir das 14h, seguida de uma visita coletiva aos diversos locais que compõem o patrimônio cultural da cidade.

A visita será comandada por um membro do Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural, e será direcionada a pontos históricos e turísticos de GV. Na sequência, haverá confraternização no Templo Antigo da 1ª Igreja Presbiteriana de GV, patrimônio tombado da cidade. As atividades serão encerradas às 17h, no Pátio do GV Shopping.

Todas as atividades serão desenvolvidas de forma gratuita para a comunidade e visam contribuir para que a sociedade valadarense conheça e valorize mais a sua história e seu potencial cultural. Também são objetivos da ação o fomento à participação dos calouros ingressantes na UFJF-GV em atividades voltadas à memória histórica e cultural do município de Governador Valadares, para que possam reconhecer a Universidade como um espaço dinâmico, aberto aos conhecimentos para além dos muros da instituição, e a ampliação dos trabalhos de parceria com instituições públicas e privadas, no campo cultural.

Compromisso com a memória
A UFJF-GV, comprometida com o desenvolvido do Vale do Rio Doce, entende que todo patrimônio cultural é fundamental para se compreender a história de uma sociedade. Este patrimônio garante que a memória social seja preservada, bem como a identidade e a criatividade das comunidades. O cuidado e o fomento ao reconhecimento da importância do patrimônio cultural visa que as novas gerações tenham acesso à história e consigam refletir sobre os caminhos que a nossa sociedade pretende trilhar.

A proposta é desenvolver as atividades com toda a comunidade acadêmica, em especial com os calouros originários de outras cidades, permitindo que os mesmos conheçam melhor Governador Valadares e sua história. Na UFJF-GV, o trabalho é realizado de forma conjunta pelos setor de Extensão, amparado pela Coordenação de Extensão da sede, e pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos, atendendo ao histórico da Pró-reitoria de Cultura.

A 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de MG é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura/Gerência de Patrimônio de GV.

As inscrições devem ser realizadas neste link, até o dia 20 de agosto. Participe!
Haverá emissão de certificado.