Oportunidades envolvem sete programas em diferentes áreas (Foto: Pixabay)

Os interessados em prosseguir com os estudos devem ficar atentos, pois sete programas de Pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão com editais abertos para ingresso em 2020. Com vagas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, serão oferecidas 247 vagas em cursos de mestrado e doutorado, distribuídas entre os programas de Artes, Cultura e Linguagens; Comunicação; Educação; História; Medicina; Biologia; e Serviço Social.

Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) 

Estão abertas as inscrições para mestrado e doutorado para o Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) para as turmas de 2020. O Programa tem como objetivo formar pesquisadores e docentes capacitados a atuarem no âmbito das artes e da cultura em uma perspectiva interdisciplinar.  

As inscrições devem ser feitas on-line até o dia 2 de setembro, conforme editais de mestrado e doutorado, respectivamente.

Comunicação (PPGCom) 

As inscrições para o mestrado e doutorado para o Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da UFJF podem ser feitas on-line até o dia 30 de agosto. O Programa  tem como área de concentração “Comunicação e Sociedade” e se estrutura a partir de duas linhas de pesquisa: “Competência Midiática, Estética e Temporalidade” e “Mídias e Processos Sociais”. 

Confira o edital de mestrado e doutorado.

Educação (PPGE)

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Juiz de Fora divulgou o edital do processo seletivo para o mestrado e o douutorado, com início das atividades no segundo semestre letivo de 2020. As inscrições podem ser feitas on-line até o dia 22 de agosto.

Confira os editais.

História (PPGH)

O Programa de Pós-graduação em História da UFJF abriu inscrições para a seleção de mestrado e doutorado com área de concentração em História, Cultura e Poder, para as turmas de 2020. As inscrições devem ser feitas on-line até o dia 31 de agosto.

Confira o edital para mestrado e para doutorado.

Medicina (Dinter)

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora abriu as inscrições para a seleção de candidatos a uma turma especial de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).  São 24 vagas, sendo 20 destinadas à comunidade interna da UFJF e quatro ao público externo (sem vínculo com a instituição).

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de setembro, conforme edital.

Biologia (Profbio)

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio). O programa tem como objetivo a qualificação profissional de professores das redes públicas de ensino, em efetivo exercício da docência de Biologia.

As inscrições devem ser feitas on-line até o dia 22 de agosto, conforme edital.

Serviço Social 

As inscrições para o processo seletivo de mestrado e doutorado em Serviço Social da UFJF estão abertas. O programa tem como área de concentração “Questão Social, Território, Política Social e Serviço Social”, articulada em duas linhas de pesquisa: “Políticas Sociais e Gestão Pública” e “Serviço Social e Sujeitos Sociais”.

Para o mestrado, as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, na Secretaria de Pós-graduação em Serviço Social, localizada na Faculdade de Serviço Social no campus-sede. Confira o edital.

Já as inscrições para o doutorado podem ser feitas até o dia 9 de setembro, no mesmo horário e local, conforme edital.

Outras informações:

(32) 2102-3362 – Programa de Pós-graduação em Artes Cultura e Linguagens 

(32) 2102-3616 – Programa de Pós-graduação em Comunicação 

(32) 2102-3665 – Programa de Pós-graduação em Educação

(32) 2102-6321 – Programa de Pós-graduação em História

(32) 2102-3841 – Doutorado Interinstitucional (Dinter)

(32) 2102-3569 – Programa de Pós-graduação em Serviço Social