Participantes divulgam e discutem resultados de pesquisas e projetos na área (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Com o objetivo de discutir e divulgar o resultado de pesquisas na área da saúde, a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou nesta quinta-feira, 15, o I Simpósio Internacional de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGEnf) e I Curso fundamentos da humanização da assistência à gestante no contexto da internacionalização do cuidado

Além de apresentar as pesquisas relacionadas às enfermagem, o simpósio busca também divulgar os resultados do “Projeto Semente: acolhendo e ressignificando o atendimento a saúde das mulheres (heterossexuais, bissexuais, e lésbicas) com HIV”. Vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFJF, o projeto difunde a importância da consulta de enfermagem no rastreamento do câncer de colo de útero e as formas de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.

Apresentando os resultados de sua tese de mestrado, a enfermeira Amanda Nunes abordou a relevância da Teoria Humanística e sua aplicabilidade para a melhoria da assistência de enfermagem junto às mulheres com HIV. Para ela, o evento é uma forma de mostrar os resultados de sua pesquisa e se atualizar em relação às produções da área. “Essa é uma oportunidade que temos de trocar conhecimento e realizar diferentes abordagens relativas ao conhecimento e à prática da enfermagem. É um campo muito amplo que permite que o exploremos de maneiras distintas.”

Para a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, os trabalhos apresentados no simpósio mostram que as pesquisas realizadas na Universidade possuem impacto significativo na realidade de atuação do campo da Enfermagem. “Eventos como esse mostram que não estamos realizando um trabalho apartado da sociedade. São pesquisas que têm impacto direto, que buscam respostas e transcendem a perspectiva teórica. Mostra para a sociedade brasileira as bases de mudança e de alteração que propomos para a nossa realidade.”

O evento teve início com uma mesa de abertura às 8h30, em que estiveram presentes a Pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveiro; o vice-diretor da Faculdade de Enfermagem, Delmar Teixeira; a coordenadora do programa de pós-graduação em enfermagem, Nádia Sanhudo; a coordenadora do projeto de extensão Semente, Zuleyce Maria Lessa e o coordenador do serviço de assistência especializada em HIV/AIDS da prefeitura de Juiz de Fora, Osvaldo Alves.

A programação completa conta com palestras, mesas redondas e debates ao longo do dia. Entre as temáticas, foram apresentados resultados de pesquisas relativas aos avanços da atenção à saúde da mulher na sistematização da assistência de enfermagem (SAE) e a abordagem da violência obstétrica no Brasil, palestra ministrada pela professora Margareth Santos, da Universidade de Ryerson, no Canadá. O simpósio ocorre no auditório Elisabeth Rombach, localizado no prédio da Faculdade de Enfermagem.

Outras informações: (32) 2102-3821Faculdade de Enfermagem