No início da tarde desta quinta-feira, 15, em plena rotina de implementação do último Edital de Iniciação Científica, os servidores da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) perceberam que as cotas de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) não estavam mais disponíveis no sistema. Faltavam ainda 20 cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e sete cotas do Pibic – Ações Afirmativas para o término da implementação.

Recebemos a confirmação da suspensão somente pelas redes sociais (Twitter) e por meio do contato com outros colegas das demais instituições brasileiras.

O contexto é muito preocupante, pois não há segurança de que a agência terá condições de honrar seus compromissos nem com aquelas bolsas que já foram implementadas. As últimas informações que tivemos acesso nessa quarta-feira, 14, indicam que a instituição não tem recursos para pagar as bolsas a partir de setembro: https://jornal.usp.br/universidade/politicas-cientificas/sem-dinheiro-cnpq-deve-suspender-pagamento-de-bolsas/

Ressalta-se que a Propp tentou se cercar de todas as garantias possíveis para que uma situação desta natureza não acontecesse. Diante das informações de falta de recursos do CNPq divulgadas nos últimos meses pela imprensa, o resultado do Edital BIC-PIBIC e PIBIC-AF 2019 só foi divulgado depois que a instituição obteve, por e-mail, a confirmação do CNPQ de que as cotas institucionais estariam disponíveis.

Reiteramos que os recursos próprios da UFJF para o pagamento das bolsas BIC estão garantidos, entretanto como se trata de um edital conjunto, nos parece razoável encontrar uma situação global para esta situação.

Diante desse quadro, a Propp convocará para o início da próxima semana uma reunião com os Comitês Assessores para encaminhamento da situação, esperando que até lá possamos ter informações mais confiáveis sobre a possibilidade de reversão em curto prazo desta decisão do CNPq.