Eventos são gratuitos e abertos ao público (Foto: Divulgação)

Eventos são gratuitos e abertos ao público (Foto: Divulgação)

No próximo sábado, 17, as comunidades interna e externa estão convidadas a participar de dois eventos de destaque no encerramento da III Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Das 10h às 18h, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) sedia o Festival Multicores. A partir das 18h, a peça As loucas sem gaiola – Les girls forever” é apresentada no Teatro Paschoal Carlos Magno. 

Espetáculo conta a trajetória de travestis na arte

Completando 59 anos da arte de travestis no Brasil e no mundo, o espetáculo musical “As loucas sem gaiola – Les girls forever” conta a trajetória artística destas personagens, que fizeram da arte uma ferramenta de combate ao preconceito e à discriminação vividos nos anos da ditadura militar brasileira. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis aqui.

A atriz Safira Bengell – que completa 40 anos de carreira – é a diretora-geral do espetáculo, que está há pouco mais de dois anos em cartaz e já realizou mais de 20 apresentações em cidades como Natal, Fortaleza, Recife, Manaus, Belém e Teresina. O musical conta com grande elenco – Aurora The Witch, Tita Tully, Saraah, Camila Borges, LOren Z , Evora e Jeycw Ferraz – e visa levar para o público um pouco da magia e do sucesso de antigos espetáculos, como o “Les Girls” original, “Rei Momo em Travesti”, “Bonecas na quarta dimensão”, “Eles no meio delas”, “Vive les femmes” e outros.

Segundo Safira, “o show foi idealizado devido à falta de registro dessa memória tão importante que é o trabalho dos transformistas brasileiros durante a ditadura, uma forma de combate à discriminação. O espetáculo tem como objetivo três palavras principais: descobrir, registrar e lembrar essas histórias”.

Com um elenco de artistas da nova e antiga gerações, a peça é um passeio por um passado em que travestis e transformistas eram presenças em espetáculos teatrais de sucesso, nos grandes bailes de Carnaval do Rio de Janeiro, em programas de TV e em show de calouros.

“Queremos tentar mudar a imagem das travestis brasileiras, que muitos ligam à Aids e à prostituição. A sociedade não conhece essas protagonistas, ainda somos vistas folcloricamente. Queremos ainda gerar emprego e renda a essa população, a essas profissionais”, argumenta a diretora. Para o resgate do passado, o show conta com projeções de fotos de antigos nomes do cenário – muitos já falecidos – e ainda abre espaço para a interação com o público, que pode tirar dúvidas. Por fim, há distribuição de material educativo das áreas de saúde e de direitos humanos.

Festival em respeito às diversidades

Com o objetivo de formar e sensibilizar a população geral para questões relacionadas às sexualidades, às identidades de gênero e sexuais, além de trabalhar o respeito às diversidades, ocorre, também, no sábado, 17, o Festival Multicores. A iniciativa gratuita ocorre das 10h às 18h, no estacionamento do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). 

A programação do evento contempla rodas de conversa sobre saúde, paternidade e maternidade, além de envelhecimento. Ainda estão previstas apresentações culturais e tendas voltadas a temas como moda, gastronomia, yoga, defesa pessoal, brinquedos e recreação infantil, literatura, bazar e feirinha, dentre outros. “Representatividade é o conceito fundamental para o evento”, afirma Nathalia Paganini, que é membro da comissão organizadora da Semana Rainbow da UFJF.

Confira, abaixo, a programação completa do Festival Multicores.