As possibilidades e os desafios da Educação serão debatidos em diversas vertentes entre 28 e 30 de agosto (Imagem de Giovannacco por Pixabay)

A educação tem futuro? Quais as suas possibilidades e desafios? Para debater essas questões, a Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove a 5ª Semana da Faced. Os encontros buscam socializar as experiências entre práticas de ensino, extensão e pesquisa desenvolvidas por professores de educação básica, ensino superior e alunos da pós-graduação em licenciaturas. O evento vai de 28 a 30 de agosto, é aberto ao público em geral e as inscrições são gratuitas.  

Para possibilitar o intercâmbio científico dos conhecimentos produzidos entre os grupos de pesquisas e estudos nas relações entre experiência e educação, a programação conta com diversas atividades. O credenciamento começa às 8h30, do dia 28. A partir das 10h têm início as sessões de comunicação oral, divididas em oito eixos temáticos, com relatos de prática docente e pesquisa. 

O que acontece durante a Semana

“O que pode uma folha branca?” Compondo o eixo temático “Arte, visualidades e educação”, a pesquisadora Karine Teixeira Gomes propõe o trabalho para pensar e repensar a criação em arte na educação básica pública. O eixo pretende dar espaço às múltiplas visualidades nos processos educativos e na formação do professor a partir de investigações interdisciplinares. 

Oficinas, minicursos e cine-debate ganham espaço durante a tarde no primeiro dia do evento. Atividades práticas e dinâmicas envolvem os participantes das oficinas em um mesmo segmento de trabalho para debater e tentar encontrar soluções para o tema proposto. Na primeira oficina da Semana, a proponente Ana Carolina Silva discute “Artes e africanidades: uma experiência de descolonização com crianças na educação infantil”. Já os minicursos são uma oportunidade para que os participantes exponham material teórico e conceitual a partir de diferentes abordagens. 

Uma reflexão sobre os “Desafios, ameaças e perspectivas para a Educação brasileira” será apresentada pelo professor Cesar Callegari. O estudioso é um dos criadores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o currículo vigente para Educação Básica do Brasil. A discussão ocorre a partir das 18h30 no Anfiteatro da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc). 

No dia 29, Callegari esmiúça a temática envolvendo as atribuições da BNCC, seguida de uma mesa-redonda sobre “Educação Superior”, com os professores Luiz Antônio Cunha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Eduardo Magrone, da UFJF. Para encerrar a programação, a professora Lucília Augusta Lino, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), traz os “Desafios e possibilidades da Formação de Professores: retrocessos e resistências”, no dia 30, às 17h. 

Arte e Educação

Sobre a inserção de atividades culturais na programação, a professora da Faced e membro da comissão organizadora, Tânia Guedes Magalhães, considera ser “fundamental o acesso à arte, uma vez que essa tem caráter transformador e humanizador das relações”. Tânia acredita, ainda, na contemporaneidade do tema Educação e na importância do evento para o atual momento. “Com todos os cortes recentes, não sabemos como algumas atividades vão funcionar nas universidades. É preciso manter o debate vivo, divulgando o impacto direto que pesquisas e projetos acadêmicos têm na vida cotidiana dos cidadãos. A educação não é um gasto, mas um investimento, o benefício é de todos.”

Confira a programação completa da 5ª Semana da Faced

Outras informações: (32) 2102-3650 (Faculdade de Educação-UFJF)