A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebra, a partir desta quinta-feira, 15, cinco anos da criação da unidade, com três palestras comemorativas: “Restauração do Patrimônio Histórico”, “Humanos, Tarefas, Ambiente: a Ergonomia do ambiente construído” e “Arquitetura Contemporânea na América Latina”. Os eventos ocorrem até o dia 2 de setembro em diferentes espaços da UFJF. As palestras são gratuitas e abertas ao público.

Além das palestras, uma solenidade marca um novo feito da Faculdade. A unidade recebe da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) da Prefeitura de Juiz de Fora o prêmio Amigos do Patrimônio de Juiz de Fora”. A cerimônia ocorre no dia 19 de agosto, às 19h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.

O diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, José Gustavo Francis Abdalla, destaca que, apesar das dificuldades para a consolidação, a unidade tem estrutura autônoma e voz ativa em relação ao estabelecimento de diretrizes dentro da Universidade. “Temos uma voz e uma percepção na comunidade acadêmica, em relação à existência do curso, muito melhor do que tínhamos antes.”

Sobre as perspectivas futuras Abdalla acredita que é possível melhorar a qualidade do curso oferecido na unidade, possibilitando mais visibilidade. “Necessitamos de um espaço maior. Há um projeto vencedor de concurso e a ideia é, a médio prazo, concluí-lo. Outra questão é melhorar a nota do curso, para conseguirmos mais projeção, tanto no âmbito local como nacional, assim como potencializar a participação efetiva dos nossos egressos em programas de pós-graduação.”

Eventos

A palestra “Restauração do Patrimônio Histórico” e “Humanos, Tarefas, Ambiente: a Ergonomia do ambiente construído” ficam por conta do engenheiro Ronaldo Ritti e da professora do Programa de Pós-graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Claudia Mont’Alvão, respectivamente. Para esses eventos, não há necessidade de inscrição prévia.

A palestra “Arquitetura Contemporânea na América Latina”, com o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Hugo Segawa, receberá inscrições on-line no site da Faculdade.

Outras informações: Página do Facebook

Confira a programação completa.