Tecnologia e inovação no cenário da economia criativa, empreendedorismo digital e inteligência financeira para negócios criativos serão alguns dos temas abordados no 2º Encontro de Economia Criativa de Juiz de Fora. As inscrições são gratuitas e vão até 23 de agosto. O tema da segunda edição do evento é Economia Criativa na Transformação Digital.

“Haverá apenas um café colaborativo, onde, na confirmação presencial do evento, serão recolhidos um pacote de biscoito ou uma caixa de suco industrializados.” De acordo com a organizadora e idealizadora das duas edições, Wanessa Bittar, os alimentos que não forem consumidos serão doados à uma instituição que ainda será escolhida.

Segundo Wanessa, a expectativa é de que as pessoas possam ter mais conhecimento a respeito do ecossistema de economia criativa da cidade e, com isso, possam pensar de forma mais consciente suas ações para ajudar a melhorar o ambiente empreendedor do município nesse setor. Além disso, ela avalia que o evento viabiliza a troca de conhecimentos. “A ideia é fomentar o ecossistema empreendedor de Juiz de Fora e mostrar a importância disso para as pessoas.” 

Ainda segundo ela, o encontro não tem o formato tradicional de palestras, sendo mais dinâmico, com rodas de conversa e debates. “Haverá uma palestra de abertura, envolvendo o tema central do evento, que é Economia criativa na transformação digital, com o empresário Renan Caixeiro, sobre a área de mídias. Esta palestra, certamente, ajudará a conduzir todos os momentos do encontro”, avalia.

O evento conta com 100 vagas e é destinado a universitários, empreendedores e trabalhadores das áreas de cultura, artes aplicadas, tecnologias, mídias, poder público e demais interessados pelo tema. O workshop de encerramento, com o tema “A marca profissional e o empreendedorismo digital”, está com as vagas esgotadas. 

De acordo com o diretor do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF, Ignacio José Godinho Delgado, numa cidade como Juiz de Fora, com ampla, diversificada e bem qualificada rede de ensino e de pesquisa, além de inúmeros aparelhos culturais, pessoas criativas e agentes culturais, a economia criativa é uma das opções para impulso do desenvolvimento econômico. “O Critt apoiou o I Encontro de Economia Criativa em 2018 e o faz de novo em 2019, uma iniciativa do Studio Dialeto com participação de vários parceiros. O tema este ano não poderia ser mais adequado, pois tratará de  como conectar a economia criativa aos instrumentos e meios gerados pelo universo digital a fim de potencializá-la. Como acentuar a colaboração entre os atores envolvidos?” 

Com participação de pesquisadores da UFJF, agentes culturais e profissionais representativos de casos de sucesso, o encontro é avaliado por Delgado como uma grande oportunidade para aprofundar a reflexão sobre a economia criativa em Juiz de Fora e pensar caminhos para torná-la um dos eixos de nosso desenvolvimento.

Confira a programação completa do 2º Encontro de Economia Criativa de Juiz de Fora.

Outras informações: (32) 2102-3435(Critt-UFJF)