Reitor Marcus David ladeado pelo diretor da Faculdade de Economia, Cláudio Roberto Vasconcellos, e pelo presidente do DA da Economia, Davi Filho (Foto: Gustavo Tempone)

Trazendo para o âmbito acadêmico discussões sobre os rumos da área econômica em suas possibilidades de atuação, a Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu a 5ª Semana de Economia, cujo tema central é “Os caminhos para o desenvolvimento”. O evento é gratuito, aberto ao público e possui uma programação diversificada, oferecendo atividades nos turnos da manhã, tarde e noite. A solenidade de abertura aconteceu na última segunda-feira, 12, no anfiteatro da Faculdade de Economia.

Durante a solenidade de abertura, o reitor Marcus Vinicius David, enfatizou a  satisfação em retornar à Faculdade de Economia para prestigiar e participar do evento, que propõe o debate sobre os desafios da gestão universitária. “Como aluno egresso desta escola, fiquei feliz com o esforço da organização em trazer ex-alunos para o evento, pois  trarão contribuições sobre os atuais desafios políticos e econômicos do país. Estou honrado em estar no último dia para falar sobre a situação das universidades. Terei a oportunidade de trazer dados sobre a realidade das instituições públicas do Brasil e sobre a atual conjuntura.”

O diretor da Faculdade de Economia, Cláudio Roberto Fóffano Vasconcellos, acredita que a proposta do diretório acadêmico Gerardo Barbosa em propor atividades em todos os turnos foi um diferencial, permitindo uma programação diversa sobre os caminhos para o desenvolvimento. “A 5ª Semana de Economia traz uma visão plural, diversificada, acadêmica e democrática. O evento aprofunda várias questões econômicas e amplia nosso aprendizado.”

O presidente do Diretório Acadêmico Gerardo Barbosa, Davi de Paula Abreu Filho, apontou os desafios da organização. “Sinto-me honrado em estar aqui. Nosso maior desafio era fazer uma semana da economia interessante e que debatesse a atual conjuntura do país. Espero que todos aproveitem e que possamos aumentar nosso aprendizado sobre temas tão atuais.”

Após a cerimônia de abertura, aconteceu a palestra “Análise da conjuntura política” com o professor e integrante do Conselho Regional de Economia (Corecon), Bruno Lazzarotti Diniz Costa, seguido pela “Discussão sobre as reformas necessárias para o desenvolvimento” com o deputado federal, Reginaldo Lopes.

Durante os dias de evento, a programação conta com palestras, minicursos e mesas de debates com professores, pesquisadores e profissionais do mercado financeiro. Entre as temáticas discutidas, os palestrantes abordarão assuntos como a atuação da economia com as inteligências artificiais e as perspectivas da saúde e sua integração com a área.

Confira a programação completa da 5ª Semana da Economia

Outras informações: (32) 2102-3541 Faculdade de Economia