Orquestra apresentará o concerto “Eterna Música” (Foto: Fernando Itaborahy)00

A Orquestra Juiz de Fora (OJF) comemora no domingo, dia 11, seu primeiro aniversário com o concerto “Eterna Música”, apresentado por meio do Luz da Terra, projeto de ocupação do Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O espetáculo, que começará às  às 20h, contará com a participação especial do violinista Paulo Bosisio, que fará o solo do Concerto de Felix Mendelssohn em Ré Menor. Antecedendo à apresentação, às 19h, haverá uma palestra sobre o repertório do concerto, com o professor do Departamento de Música da UFJF, Rodolfo Valverde. A entrada é franca, mas os ingressos devem ser retirados na recepção do Cine-Theatro Central, neste sábado, das 9h às 12h; ou no domingo, uma hora antes do evento.

Formada por instrumentos de corda (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo), a OJF nasceu em 2018 como uma homenagem ao maestro Nelson Nilo Hack – fundador e regente das orquestras de Câmara e Sinfônica do Centro Cultural Pró-Música/UFJF, falecido em 2013 -, com o objetivo de se tornar a primeira orquestra profissional de Juiz de fora e da Zona da Mata mineira.

Uma das propostas da orquestra é a disseminação da arte para todos, por meio de apresentações ecléticas, atingindo diversas idades e gostos musicais, tendo como base o repertório erudito e a música brasileira. Paralelamente, a OJF também realiza apresentações com repertório de grandes sucessos nacionais e internacionais da cultura pop/rock e com trilhas sonoras de filmes e seriados.

A Orquestra se apresenta sob a regência do violinista Yuri Reis, que é também responsável pela direção artística do grupo. O violinista Ladislau Brun é o spalla e também integra a direção artística da Orquestra Juiz de Fora, que conta com 19 musicistas.

Mestre do violino

Paulo Bosisio é um dos mais destacados nomes no cenário musical brasileiro, como violinista concertista, camerista e pedagogo. O premiado músico já se apresentou como solista em todas as maiores orquestras brasileiras e atuou como regente de inúmeros grupos de câmara. Bosisio também tem colaborado com o tradicional Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, como professor da oficina de violino, e esteve em julho em Juiz de Fora durante a 30ª edição do evento.

Projeto Luz da Terra

Com o intuito de democratizar o acesso a criações relevantes para a cidade e a região, a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFJV vem proporcionando oportunidades a produtores e a artistas locais de diferentes áreas de atuação, indo do teatro à música, passando pela dança, pela literatura e outras manifestações. O projeto Luz da Terra apoia a produção artística juiz-forana ao selecionar projetos locais para ocupação do Central em condições diferenciadas, que beneficiam também o público, com atrações a preços populares ou entrada franca.

• Intermezzo de Cavalleria Rusticana – Pietro Mascagni (1863 – 1945)
  • Concerto Alla Rústica em Sol Maior, RV 151 (Allegro, Adagio, Allegro) – Antonio Lucio Vivaldi (1678 – 1741)
  • Marcha Militar – Franz Peter Schubert (1797 – 1828)
  • Concerto para violino e orquestra de cordas em Ré menor (Allegro, Andante, Allegro) – Felix Mendelssohn Bartholdy (1809 – 1847) / Solista: Paulo Bosisio
  • Danças Húngaras nº 5 – Johannes Brahms (1833 – 1897)
  • Radetzky March – Johann Strauss (1804 – 1849)
  • Pizzicato Polka – Johann Strauss II (1825 – 1899) e Josef Strauss (1827 – 1870)
  • Luar do Sertão – Catulo da Paixão Cearense (1863 – 1946)
  • Miscelânea de Chiquinha Gonzaga – Francisca Edwiges Neves Gonzaga (1847 – 1935)
  • Tico Tico no Fubá – Zequinha de Abreu (1880 – 1935)
  • Can Can – Jacques Offenbach (1819 – 1880)
  • La Cumparsita – Geraldo Matos Rodriguez (1897 – 1948)
  • Bella Ciao – Canção Popular Italiana

O Cine-Theatro Central fica localizado na Praça João Pessoa s/n, no Centro da cidade.

Outras informações: 32) 3215-1400 (Cine-Theatro Central-UFJF)

orquestrajuizdefora@gmail.com