UFJF dá boas-vindas a calouros e veteranos (Foto: Rodrigo Millani/UFJF)

Com a chegada do segundo semestre letivo, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe aproximadamente 18 mil alunos para início e recomeço dos cursos de graduação. A Universidade se enche com vozes, cores, novos e velhos estudantes que trazem diversidade e representatividade. O ambiente se renova com histórias, aprendizados, formação de laços de afeto e a certeza que a UFJF é um fator de transformação para estudantes de origens e perfis diversificados. Reforçando o acolhimento e abraçando os 1.478 calouros, a Praça Cívica se tornou espaço para receber os estudantes. A Recepção de Calouros aconteceu na última terça-feira, 6, às 17h, no campus-sede.

Abrindo as falas oficiais, o coordenador de finanças do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rafael Donizete, falou sobre a necessidade dos alunos ingressarem na Universidade com um espírito de coragem para encarar as dificuldades e ameaças que o ensino público  de qualidade tem enfrentado. “O atual governo é o principal inimigo do estudante pobre nas universidades. Eu peço que assumam o compromisso com a universidade pública, que oferece Restaurante Universitário (RU), Hospital Universitário (HU), ônibus circular, biblioteca. Nós só sairemos dessa guerra quando vencermos. Não vamos nos curvar a esse projeto de privatização da educação e da perda da autonomia universitária.”

O reitor Marcus Vinicius David fez uma saudação especial e reiterou o papel da Instituição em oferecer oportunidades aos estudantes. Além disso, apresentou breves reflexões sobre as possibilidades ofertadas pela UFJF. “O aprendizado é maior que o simples contato entre alunos e professores. Temos incentivo na área científica, em monitoria, em iniciação profissional, em convênios com estágios, em projetos e programas de extensão, entre outros. Em meio a tantas opções, desejamos que aproveitem intensamente todo o período universitário. Sejam transformados pela educação e se tornem fatores de transformação dentro da sociedade”

Todos pelas universidade públicas

Reitor Marcus David e vice-reitora, Girlene Alves, estiveram presentes no evento (Foto: Rodrigo Milanni)

O reitor explicou o surgimento das universidades públicas por meio de uma escolha realizada pela sociedade há anos, sendo o objetivo ampliar o ensino superior aos brasileiros e a profissionalização de pessoas para melhor atendimento às demandas da população. “Atualmente, somos 63 universidades públicas e acolhemos 1,2 milhões de estudantes. A sociedade espera que o investimento realizado em vocês retorne através do oferecimento de serviços de qualidade.”

Além disso, David falou sobre as ameaças sofridas pelas universidades e dos cortes orçamentários que já fazem com que algumas instituições tenham dificuldades para fechar as atividades deste semestre. “É preciso que toda a sociedade seja bem informada sobre os reais trabalhos que fazemos.  As universidades públicas continuam sendo as melhores em todos os rankings de avaliação, atendemos a comunidade por meio dos nossos hospitais universitários, fazemos e divulgamos cultura por todo o Brasil. Precisamos mostrar nossa importância para a nação e a dedicação de vocês demonstrará o quanto temos a oferecer. No mais, a UFJF tem muito orgulho e satisfação em recebê-los e digo que, esses serão os melhores anos da vida de vocês e que serão vividos aqui na nossa universidade.”

Receptividade

Recepção apresentou a instituição e as possibilidades de projetos e incentivos (Foto: Rodrigo Milanni)

Em uma iniciativa da Diretoria de Imagem Institucional, foi produzido um vídeo apresentando relatos de calouros sobre o sentimento de ingressar na UFJF. Alguns contaram sobre a experiência em ser o primeiro familiar a estar em uma universidade pública, outros falaram sobre as recentes vivências no primeiro dia de aula, apontaram o fato de a instituição ser democrática aos alunos oriundos de escolas públicas e a cotistas,  sobre o apoio dado a permanência do estudante por meio do Apoio Estudantil, da utilização de espaços como o Restaurante Universitário (RU), ônibus circulares, bibliotecas e sobre o prestígio e reconhecimento da Universidade.

Durante o evento, os novos alunos receberam o Kit Calouro como presente de boas-vindas à instituição. A solenidade também contou com a apresentação da banda Martiataka agitando a chegada dos estudantes e trazendo a mensagem de acolhimento e receptividade pela Universidade.

Novas histórias

Novos alunos receberam o Kit Calouro como presente de boas-vindas (Foto: Rodrigo Milanni))

Participando da construção de novas histórias, a UFJF passa a ser um espaço, onde milhares de novas experiências se entrelaçam, e se torna um importante passo para a transformação intelectual e social dos novos estudantes. A Universidade oferece acesso a uma instituição pública de qualidade baseada nas práticas articuladas de ensino, pesquisa e extensão. 

Recém chegado ao curso de bacharelado em Ciências Humanas pela utilização da cota para pardos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o calouro Arthur Gabriel Pina de Castilho, conta que a escolha pela faculdade foi feita na busca em adquirir novos conhecimentos. “Quero expandir minha visão de mundo e estudar coisas que sempre tive interesse, como filosofia. Estou na UFJF para descobrir novos caminhos e fico feliz em saber sobre todos os recursos disponibilizados para a permanência dos alunos dentro da Universidade.”

Começando o curso de Fisioterapia, Maria Clara de Lima Assis foi aprovada por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Escolheu o curso por meio de um teste vocacional, e, para o futuro, pretende atuar com crianças. “Eu achava muita pressão ter que fazer uma faculdade, mas quando descobri o que gostava e fui aprovada, fiquei muito feliz. Acho que a UFJF vai ampliar a minha vivência em um mundo diferente, onde vou encontrar pessoas com variados pensamentos e pontos de vista. Isso vai me tirar a visão de um mundo fechado, como era na minha antiga escola, e me fazer crescer como pessoa.”

“Eu estou estudando aqui tem dois dias e fui bem recebido pelos meus veteranos e professores do curso, tanto que espero que os meus calouros tenham a mesma oportunidade”, aponta o estudante do Instituto de Artes e Design, Thiago Petronilho Barbosa. O aluno já sabe o que quer para o futuro e acha importante os recursos oferecidos pela Universidade. “Entrei bem focado no que eu quero para minha vida, pretendo seguir a área de design industrial ou gráfico. Os apoios que a gente encontra aqui são ótimos. Hoje mesmo almocei no RU, saí da aula e fui à biblioteca. Essas oportunidades nos prendem na UFJF e não nos deixam com tempo ocioso.”

Outras informações: (32) 2102-3970 – Diretoria de Imagem Institucional