Espaço abriga exposição “Narrativas Sol Outro”, dos estudantes Camila Rezende, Carolina Cerqueira e Tálisson Melo (Foto: Victor Marcelino)

A Galeria Mundi da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove e divulga manifestações artísticas que sejam resultado, direto ou indireto, de intercâmbios ou que contenham uma temática internacional. O espaço inaugura nova mostra nesta segunda, 5, às 19h, e abre o novo calendário de exposições, que se estende de agosto de 2019 a julho de 2020. 

A exposição “Narrativas Sol Outro”, com entrada franca, acontece na DRI, e conta com duas mostras: “Construções narrativas”, da ex- aluna do curso de Artes e Design da UFJF, Camila Rezende, e “MSO – experimentações 2”, da aluna do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF, Carolina Cerqueira, em parceria com o doutorando no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, Tálisson Melo.

Os expositores são ex-intercambistas e bolsistas do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad), e os trabalhos, resultados das experiências deles como intercambistas em universidades estrangeiras, serão expostos até fevereiro de 2020. 

A galeria foi criada em 2017, com o objetivo de estimular o intercambista a dar um retorno institucional e social, sobretudo aqueles que realizam o intercâmbio com bolsas de estudo, oferecer à comunidade acadêmica e ao público de Juiz de Fora e região o contato com frutos da experiência de internacionalização da UFJF, além de fomentar novos processos investigativos e experimentações de linguagens e fortalecer as dinâmicas sociais por meio da arte. A ideia agora é a renovação constante, com exposições rotativas.

A diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, ressalta o significado da reabertura do espaço. “Significa dizer que estamos trabalhando continuamente para que as janelas da Universidade permaneçam abertas, e que a arte possa circular e trazer outras percepções de mundo e formas de combater a indiferença e o fascismo dos dias atuais.”.

Estudantes, professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs) da UFJF, assim como estrangeiros em intercâmbio ou em atividade na UFJF, podem se inscrever para expor na galeria.

Outras informações
(32) 2102 – 3389 – Diretoria de Relações Internacionais (DRI)