Discutir a questão da violência, dos direitos humanos e das garantias fundamentais da população lésbica, gay, bissexual, trans, queer, intersexual e outros são alguns dos objetivos do “I Seminário da Zona da Mata Mineira e Campo das Vertentes sobre LGBTQIfobia e Cidadania LGBTQI+: Políticas Públicas e Direitos Humanos” que ocorre nesta segunda-feira, 5, no Auditório da Casa de Cultura da UFJF, a partir das 14h. O evento dá início à programação da III Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O seminário é uma organização do projeto Diverse – Observatório da Diversidade Sexual e de Gênero – Políticas, Direitos e Saúde LGBTI+, da Faculdade de Serviço Social. Além de mesas de debates no primeiro dia do seminário, será inaugurado o Centro de Referência LGBTQI+ (Cer-LGBTQI+), com atividades político-culturais a partir das 18h30, nas dependências da Casa Helenira Preta, espaço anexo à Casa de Cultura da UFJF.

O coordenador da iniciativa e professor da Faculdade de Serviço Social, Marco José de Oliveira Duarte, destaca que Cer-LGBTQI+ busca o enfrentamento à LGBTQIfobia e o respeito às diversidades sexual e de gênero. “Teremos tanto a oferta de serviços, apoios e atendimentos específicos para vítimas, amigos e familiares em situação de discriminação e violência com base na orientação sexual e/ou identidade de gênero, como também da possibilidade de espaço para formação, pesquisa, informação e participação social.”

A programação do seminário segue no dia 12 de agosto, com mesas sobre assistência social, saúde, esportes e pessoas com deficiência. O evento conta com lançamento do livro “Molhado de Vermelho: Poemas da Transição” do autor Guilherme da Silva Almeida e uma cine-conversa com o grupo Mães pela Diversidade e Força Trans, após exibição do filme “Boy Erased: Uma verdade anulada”. As inscrições são gratuitas e são feitas através de formulário on-line. Confira a programação completa.

III Semana Rainbow da UFJF

O tema da III Semana Rainbow da UFJF é “Corpos estranhos: quando a não normatividade dialoga com gênero, classe e sexualidade”, uma homenagem a estudante e militante da causa LGBTQI+, Matheusa Passareli, morta em abril de 2018 na Zona Norte do Rio de Janeiro. Matheusa considerava-se não-binário, sem identificação com os gêneros masculino ou feminino.

O professor e coordenador do projeto de extensão “Identidades, cidadania e inclusão LGBTQ+” e organizador da Semana Rainbow, Marcelo Carmo, desta a importância do evento. “A semana, que já é uma tradição na UFJF, tem importância fundamental na inclusão de minorias, contra o preconceito e a discriminação.”

Confira a programação completa da III Semana Rainbow

Acesse o site da III Semana Rainbow

Nem todos os eventos necessitam de ingresso, mas para aqueles que os exigir, podem ser retirados neste site

Outras informações: (32) 2102-3562 – Faculdade de Serviço Social / gedis.ufjf@gmail.com