Atividades visam fortalecer identidade, autonomia e qualidade de vida das pessoas maiores de 60 anos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de  Envelhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com vagas abertas para projetos de extensão, oficinas e cursos gratuitos voltados para idosos maiores de 60 anos. As inscrições acontecem na próxima semana, de 5 a 9 de agosto. 

O Polo desenvolve atividades de cunho interdisciplinar, envolvendo estudantes de diversas áreas, com o fim de acrescentar à formação profissional e gerar boas experiências aos idosos. 

Memória e Qualidade de Vida
“Memória e qualidade de vida: uma ação interdisciplinar com vistas ao envelhecimento ativo e saudável” é um dos projetos. Com 15 vagas disponíveis, tem como objetivo estimular e aprimorar o desempenho da memória a partir da valorização das lembranças e experiências dos participantes, contribuindo para o fortalecimento de sua identidade, autonomia e melhoria de sua qualidade de vida.

A coordenadora do projeto, Anna Cláudia Rodrigues Alves, relata que a maioria dos pacientes atendidos afirma utilizar alguma estratégia de memorização trabalhada nas atividades e tem suas expectativas atendidas, em grande parte, pela mudança de percepção e redimensionamento mais positivo de suas queixas. “Após a realização de oito grupos, com atendimento total de 113 pessoas, o projeto verificou, por meio de seus instrumentos de avaliação e monitoramento, que, com exceção da última turma, ainda sob análise de dados, 82% dos idosos relata melhora da memória, e 72,3% a sua maior utilização desde o momento em que iniciam o curso.”

Enriquecimento Cultural
Outro projeto, com 28  vagas disponíveis, é o “Laboratório de Enriquecimento Cultural”, onde acontecem palestras e debates com temas variados de interesse dos idosos. 

Idosos Online
Também há 12 vagas para o “Idosos Online”, um curso com aulas básicas de introdução à informática, onde os participantes aprendem a lidar com novas tecnologias, smartphones e redes sociais.

Inscrições
As inscrições para os projetos devem ser realizadas presencialmente, na sede do Polo, localizada na Rua Severino Meirelles, 260 – Alto dos Passos. Para os projetos Laboratório de Enriquecimento Cultural e Idosos Online, as inscrições ocorrem das 8h às 18h; para o projeto Memória e Qualidade de Vida, as inscrições ocorrem entre 13h30 e 18h. Para o cadastro, é necessário a entrega das cópias de documento de identidade e comprovante de residência, além de uma foto atual para a ficha cadastral (não precisa ser 3×4). 

Outras informações
(32) 3215-4694 – Polo sobre o Processo de Envelhecimento da UFJF