Letícia Alves, estudante de Arquitetura e integrante do X-Lab (Foto: Alexandre Dornelas)

Você já pensou que pequenas atitudes podem gerar grandes resultados? O grupo XLab é formado por alunos de vários cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de membros da comunidade externa e tem como proposta promover diversas atividades sociais na cidade. Esse é um exemplo de que acreditar no seu potencial e colocar a mão na massa – literalmente – pode mudar a realidade de muitas pessoas. É com esse objetivo que realizam uma espécie de jogo cooperativo, metodologia criada pelo arquiteto Edgard Gouveia Jr., que propõe missões para ajudar diversas comunidades.

Criado em 2016, o grupo conta com 25 pessoas que doam tempo e interesse para uma causa social. O XLab foi criado por Gouveia Jr. que dedica sua trajetória a mobilizar crianças, jovens e adultos pelo mundo, usando jogos virtuais, gincanas e ações coletivas que resultam em pequenas revoluções comunitárias. Juiz de Fora e outras três cidades foram pioneiras e atualmente o jogo está presente também no exterior. Tudo começou com pequenas “missões”, enviadas pelo próprio arquiteto, que atendesse a quatro “Fs”: Free, Fast, Fun, Fabulous. Ou seja, toda a ação precisa ser gratuita para os integrantes, ser feita de maneira rápida, ser bem divertido e apresentar um resultado fabuloso. O XLab é considerado uma agência e possui autonomia para criar e realizar suas próprias ações, todas realizadas em apenas um dia.

Pátio revitalizado da Associação de Assistência Social Padre João Emílio, em Juiz de Fora (Foto: Arquivo/X-Lab)

Uma delas foi a revitalização do pátio e da horta da Associação de Assistência Social Padre João Emílio, que fica na Avenida Rio Branco, em Juiz de Fora e atende 135 crianças em estado de vulnerabilidade. A equipe pintou, redecorou e criou um parquinho para as crianças em um dia, de forma gratuita e contando com doações e parcerias. A estudante de Arquitetura da UFJF e integrante do grupo, Letícia Alves, afirma que o esforço sempre vale a pena. “É incrível. A gente vai lá, marca uma data, corre atrás de tudo e realiza. Eles não acreditam que a gente pode entregar uma coisa tão legal em apenas um dia.”

O grupo é aberto para todos que se interessem em transformar pequenas atitudes em resultados consideráveis. Em agosto, o próprio fundador do XLab, Edgard Gouveia Jr. virá à UFJF para uma palestra sobre protagonismo comunitário. A fim de conseguir recursos para o evento, o grupo vai promover uma feira do livros no Restaurante Universitário no próximo dia 6, das 11h às 14h.

Outras informações: leticia.alves@arquitetura.ufjf.br – Integrante do XLab