Inscrições acontecem a partir do dia 5 de agosto, somente de forma online (Foto: Visualhunt)

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o edital para o vestibular do curso de Música, com ingresso em 2020. São ofertadas 35 vagas, sendo 15 para o bacharelado e 20 para a licenciatura. O período de inscrições acontece das 15h do dia 5 de agosto até as 18h do dia 26 do mesmo mês.

Confira o edital.

O processo é realizado online, por meio do site da Copese. O cadastramento da inscrição e as informações prestadas no requerimento, bem como a efetivação do pagamento da taxa, gerado por Guia de Recolhimento da União (GRU), quando for o caso, são de responsabilidade do candidato

O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 e o pagamento da GRU deve ser efetuado até 27 de agosto de 2019, obrigatoriamente no Banco do Brasil, respeitados os horários de compensação bancária, sob o risco de a inscrição não ser confirmada.

Inscrição somente on-line
Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de isenção, de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. O formulário de inscrição eletrônico possibilita o anexo de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.

Etapas
O vestibular é realizado em duas etapas: a primeira corresponde às provas de habilidade específica, conforme disposto em Edital; a segunda é a participação nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do ano de 2019.

Isenção da taxa de inscrição
Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos, pois o prazo é de seis dias: das 15h de 5 de agosto às 15h do dia 11 do mesmo mês. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

Atendimento especial
Os candidatos que necessitam de atendimento especial também devem fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem tal necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.

Candidatos que se sentem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivo religioso, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado da comunidade religiosa. O prazo para solicitação do atendimento especial é das 15h do dia 5 de agosto às 18h do dia 26 do mesmo mês.

Provas e resultados
Os candidatos devem ficar atentos às datas de realização dos exames práticos, que são de caráter eliminatório. A prova de Teoria e Percepção Musical acontece no dia 8 de setembro, às 8h, no Instituto de Artes e Design (IAD), no campus-sede. A prova de Prática Musical começa às 8h dos dias 17 e 18 do mesmo mês também no IAD. Os portões são fechados impreterivelmente às 8h.

A divulgação dos aprovados para prova Prática Musical acontece a partir das 15h do dia 13 de setembro. Já o resultado da Prova de Habilidade Específica  sai a partir das 15h do dia 24 do mesmo mês. Os aprovados em todos os processos podem ter acesso às respostas a partir das 15h de 22 de janeiro de 2020.

vestibular@ufjf.edu.br