trabalhores sitio piau banana _ foto intecoop

Produção de banana orgânica em Piau, na Zona da Mata Mineira (Foto: Intecoop/UFJF)

Nesta quinta-feira, 25, é comemorado nacionalmente o dia do trabalhador rural. A Feira Orgânica da UFJF, promovida pelo programa de extensão da Universidade – a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) – é atualmente um dos elos entre esses trabalhadores, a comunidade acadêmica e moradores dos bairros próximos à UFJF. A feira acontece toda segunda, das 16h às 19h, no estacionamento da Reitoria. Reúne diversos produtores orgânicos da região, que oferecem não só alimentos sem agrotóxicos à população, como também a oportunidade de conhecer quem planta, colhe e prepara os produtos comercializados.

Os produtores rurais Elaine Aparecida Moreira e Quintino Faria Moreira são um casal de Piau, cidade famosa na Zona da Mata mineira pela produção de bananas. Estão na Feira Orgânica da UFJF toda segunda, comercializando hortaliças e a conhecida banana da cidade – todos os alimentos orgânicos certificados.

Mas nem sempre foi assim. Ambos são nascidos e criados em Piau, filhos de produtores de bananas que utilizavam o método “convencional” – com agrotóxicos, que oferecem risco de contaminação à terra, água, plantas, animais e humanos. Por muitos anos vendiam sua produção no Ceasa. Até que, em 2005, resolveram mudar para a produção orgânica, incentivados por Fernanda de Paula, outra feirante sempre presente na Feira da Universidade.

feirantes_feira organica ufjf_intecoop ufjf

A família de produtores rurais Elaine, Quintino e João Pedro Moreira na Feira Orgânica da UFJF (Foto: Intecoop/UFJF)

“A gente foi considerado louco quando mudou. Todo mundo na cidade dizia ‘vocês são malucos’”, conta Elaine. Ainda assim, em 2005 o casal comprou o sítio onde estão produzindo orgânicos até hoje. No ano seguinte, conseguiram a certificação da banana como alimento orgânico e começaram a fazer uma horta com verduras e hortaliças. Atualmente, quase 15 anos depois, todo o Sítio do Catumba é certificado como produtor de alimentos orgânicos. É uma vitória para o casal, pioneiro na produção orgânica da região, mas também para o consumidor, que tem a garantia de que não foi utilizado nenhum tipo de veneno na produção do alimento.

Mudança
O período de transição da agricultura convencional para a orgânica, porém, ainda é um desafio para muitos produtores e pode durar anos. É preciso capacitação técnica para fazer o manejo do solo e principalmente tempo, para que a terra se recupere dos impactos dos agrotóxicos.

Nesse período, a produção cai e muitos produtores não conseguem manter suas condições básicas de vida. Sendo assim, Quintino aponta a necessidade de criar incentivos para essa transição e ampliação da produção orgânica regional.

“Quando eu estava trabalhando com o convencional, não via um futuro legal. Não conseguia enxergar um futuro pra mim”, conta. Hoje, no Sítio do Catumba, o casal faz parcerias com outros produtores da família e da região, para administrar toda a produção, e afirma que, mesmo em tempos de crise, está conseguindo viver do alimento que plantam e colhem, sem o uso de agrotóxicos.

Saúde pública e consumo de orgânicos

bananas piau

Alimentos orgânicos, como estas bananas em Piau, são livres de agrotóxicos, os quais podem trazer riscos à saúde humana

O Relatório Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, de 2018, aponta que a maior parte da população brasileira está exposta à contaminação de agrotóxicos e isso já se tornou um problema de saúde pública. Dentre os riscos  dos agrotóxicos à saúde humana, segundo o Ministério da Saúde, estão: desregulação hormonal, impotência, infertilidade, câncer e distúrbios cognitivos e comportamentais.

A contaminação pode ser direta, através do trabalho com agrotóxicos ou da ingestão de alimentos contaminados. Mas também pode ser indireta, por meio do ar, da água e de animais contaminados. De acordo com relatório de 2015 da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), 70% dos alimentos in natura têm agrotóxicos.

O consumo de alimentos orgânicos e o incentivo à agroecologia familiar são apontados como alternativas pelo Relatório e outros documentos elaborados para embasar as políticas públicas voltadas à alimentação no país, como o Guia Alimentar para a População Brasileira. Isso porque o cultivo orgânico e agroecológico produz alimentos de fato saudáveis, respeita a natureza e contribui para a melhoria das condições sociais dos trabalhadores rurais, que passam a ter mais autonomia. Muitas vezes eles se organizam em associações, como é o caso de Elaine e Quintino, que fazem parte da Associação Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico (Mogico), incubada pela Intecoop UFJF.