Cena do filme “Kbela” (Foto: Divulgação)

Com o tema “A identidade negra a partir do resgate das raízes afro-brasileiras”, o Cineclube Memorial apresenta o curta-metragem “Kbela”, da diretora Yasmin Thayná, nesta quinta-feira, 25, às 19h, no Memorial da República Itamar Franco da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é gratuito.

O filme questiona o tratamento que as mulheres negras recebem em produções de cinema, sendo descaracterizadas culturalmente, aparecendo com cabelos alisados e passando por embranquecimento. A diretora opta por empoderar as mulheres negras valorizando, entre outras características, seus cabelos crespos.  A mediação será feita pela arte-educadora Thalita Reis. 

O projeto 

O Cineclube Memorial é uma iniciativa desenvolvida pela Divisão de Educação do Memorial da República Presidente Itamar Franco, inspirada na contribuição de Itamar Franco para a área da cultura (sobretudo no âmbito do cinema nacional, com a criação da lei de incentivo à atividade audiovisual em 1993).

A proposta é exibir produções nacionais em consonância com temáticas trabalhadas bimestralmente, norteadas por assuntos correlatos ao acervo e missão institucional do Memorial, promovendo  discussões que despertem o pensamento crítico e a divulgação de conteúdo audiovisual brasileiro. 

A cada sessão, que ocorre mensalmente na última quinta-feira,  um convidado é responsável pela condução dos questionamentos na roda de conversa após a exibição do filme. 

Outras informações: (32)  3212-2078 – Memorial da República Presidente Itamar Franco