Nesta terça-feira, 23, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu parte dos candidatos aprovados no segundo edital de reclassificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e na quarta e quinta chamadas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) para a matrícula presencial. No campus Juiz de Fora, as matrículas ocorrem até esta quarta-feira, 24, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) para mais de 30 cursos.

Ana Paula vem de Santos Dumont para cursar a segunda graduação (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Para muitos, a entrada na Universidade é o início de um novo ciclo. A administradora Ana Paula Gomes, 45, é de Santos Dumont (MG) e após ver seus filhos irem para outras cidades, viu no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas a oportunidade de encontrar um novo objetivo. “Estava sem propósito e decidi fazer outro curso. Essa é uma área que eu gosto muito e estou com muitas expectativas. Enxergo como uma chance de me aprofundar nas coisas que eu gosto”, diz empolgada.

De Santos (SP), Gabriela - com a mãe Marilda - escolheu a UFJF após pesquisa (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

De Santos (SP), Gabriela – com a mãe Marilda – escolheu a UFJF após pesquisa (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

A jovem Gabriela Bonfim de Melo, 19, sempre teve o sonho de estudar na UFJF. “Vi que a Universidade estava entre as 20 melhores do Brasil, pesquisei sobre o curso e decidi vir pra cá.” Após ser aprovada no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas ela e a mãe, Marilda de Bonfim, enfrentaram mais de 11 horas de viagem desde Santos (SP) e vieram direto da rodoviária para a fila de matrícula. “Ela passou em duas federais, mas a vontade sempre foi vir para Minas”, conta a mãe, que agora terá que se adaptar à distância. “O coração fica apertado, mas o orgulho é enorme.”

Hugo tem interesse em Geografia e ingressou no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Hugo Oliveira Goretti, 23, também encontrou um novo caminho. Ele passou por várias instituições na cidade, mas o objetivo sempre foi a UFJF. O interesse pela Geografia o levou para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. “A gente sabe que esse é um ensino de qualidade aqui na nossa cidade. Estou feliz e ansioso para começar as aulas.”

Letícia já cursou História e volta ao ICH: "É uma oportunidade de dar continuidade aos estudos nas áreas que eu gosto." (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Letícia já cursou História e volta ao ICH: “É uma oportunidade de dar continuidade aos estudos nas áreas que eu gosto.” (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Letícia Ayoub Amorim, 28, foi aluna do curso de História e retornou à Universidade para cursar o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. “Essa é uma oportunidade de dar continuidade nas áreas que eu gosto. Penso em seguir em Ciências Sociais ou Ciências da Religião.”

Outras informações: (32) 2102-3911 – Central de Atendimento – UFJF