Luiz Maurício conquistou melhor marca da carreira no lançamento do dardo (Foto: Rodrigo Dario/CBAt)

O atleta do Projeto de Extensão Cria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luiz Maurício Dias da Silva, conquistou a medalha de prata no lançamento do dardo, durante o 20º Campeonato Pan-americano de Atletismo Sub-20, representando a seleção brasileira. O torneio foi disputado no último final de semana, no Estádio Nacional de San José, na Costa Rica.

Luiz Maurício tem 19 anos e atingiu a melhor marca da carreira, 74,51 m, chegando a liderar a prova. No último lançamento, entretanto, o norte-americano Tzuriel Pedigo obteve a marca de 76,95 m, estabelecendo novo recorde do torneio e garantindo o ouro. Tyriq Horsford, de Trinidad & Tobago, ficou em terceiro, com 71,42 m.

“Este resultado vem consolidar um projeto de extensão de uma Universidade pública, com o objetivo esportivo e social de trazer as crianças e jovens da comunidade externa à UFJF para o ambiente esportivo, sendo a formação social um de nossos pilares”, afirma o treinador Jefferson Verbena, que cursa o doutorado em Educação Física na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid).

Segundo Verbena, o Projeto Cria tem deixado um legado positivo, seja com os resultados esportivos expressivos, seja com a oportunidade de ascensão social que oferece às crianças e jovens participantes. “Temos vários alunos que ingressaram no Ensino Superior. Somente neste semestre, por exemplo, quatro dos nossos atletas irão ingressar no curso de Educação Física da UFJF. Isso só foi possível graças ao projeto”.

O Cria

Ao longo de onze anos da prática de atletismo – sendo seis como projeto de extensão Cria – atletas da Faefid já participaram de competições internacionais e chegaram a integrar a seleção brasileira em diversas categorias e provas do atletismo. Com cerca de cem atletas, o Cria desenvolve atividades todos os dias da semana, no período da manhã e da tarde, com os treinamentos regulares feitos por 15 acadêmicos bolsistas e voluntários da graduação e da pós-graduação da Faefid, garantindo a interface prática e teórica.

“A Universidade cria o ambiente e disponibiliza os recursos humanos necessários ao desenvolvimento das pessoas. Então, aqueles que aproveitam a oportunidade são bem sucedidos”, argumenta o coordenador do projeto e professor da Faefid, Jorge Perrout.

Os resultados já obtidos pelo Cria foram reconhecidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), com a inserção do projeto entre as redes de formação de atletas mapeadas pela confederação.

Iniciação no projeto

O projeto é aberto para novos alunos a partir dos 12 anos e sem limite de idade, com a possibilidade de permanência por prazo indefinido. Inicialmente, os novos alunos são testados em todas as provas e é verificado o potencial em cada uma delas. Para iniciar no Cria, basta comparecer à pista de atletismo da Faefid, onde são realizados os treinamentos, às 8h ou às 14h30 na segunda, quarta ou sexta-feira. A única exigência é estar acima da idade mínima de 12 anos.

Outras informações: (32) 2102-3292 (Secretaria da Faefid)