Um grupo de professores e alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) viaja para Rio Pomba-MG, nesta sexta-feira, 19, para a realização do Seminário Regional de Atenção Primária à Saúde. A iniciativa, realizada pela faculdade com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Rio Pomba, ocorre no Instituto Federal de Educação (IF Sudeste), Campus Rio Pomba (MG), à partir das 8h, até o fim da tarde.

Estarão presentes os secretários municipais de saúde de Piraúba, Mar de Espanha, Descoberto, Arantina, Senador Firmino, Santa Bárbara do Monte Verde, Rio Pomba, São Tiago, São João Nepomuceno e Lagoa Dourada, municípios que acolhem os estagiários do Estágio de Medicina Comunitária Regional. No programa, alunos da Universidade são enviados para acompanhar e auxiliar os trabalhos realizados nos postos de saúde dessas cidades.

As capacitações serão realizadas por professores da Faculdade de Medicina da UFJF, que ministrarão treinamentos aos profissionais de saúde representantes de cada cidade, além de enfermeiros, médicos, psicólogos e outros agentes de saúde. A programação prevê a discussão de temáticas como: políticas de saúde na atenção primária, melhorias para a visita domiciliar, saúde na escola, programa antitabagismo, vacinas, saúde mental, procedimentos cirúrgicos, manejo da hipertensão arterial e do diabetes mellitus, saúde da criança, saúde da mulher e pré-natal.

De acordo com o chefe do Departamento de Internato e coordenador do Estágio de Medicina Comunitária Regional, Áureo Delgado, o estágio é o momento em que os alunos tomam conhecimento da realidade da área de saúde dos municípios da Zona da Mata e colocam em prática seus conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso. “Do ponto de vista social, entendo ser uma atividade de extensão da UFJF, levando conhecimento atualizado e de qualidade através de seus alunos, que prestam assistência aos pacientes sob a supervisão dos médicos do programa de saúde da família dos municípios.”

Para Delgado, o seminário é ainda momento de troca de conhecimento sobre as questões predominantes na Atenção Primária à Saúde e de atualização sobre enfermidades prevalentes nessa estratégia de prevenção. “Estreitamos nossos laços de parceria com consequente melhoria na assistência à saúde da população. É com muita energia e alegria que vamos realizar este seminário, que contará com a participação de nossa diretora da Faculdade de Medicina, professora Maria Cristina V. Furtado e 12 outros docentes da unidade”, conclui.

Estágio de Medicina Comunitária Regional

O Estágio de Medicina Comunitária Regional é uma disciplina obrigatória que contempla os alunos do 11º e 12º períodos de Medicina, correspondente ao último ano do curso. Nele, os estudantes passam oito semanas residindo em uma das 10 cidades conveniadas com a Faculdade de Medicina, para atuar na Atenção Primária à Saúde. A iniciativa existe há 27 anos.

Outras informações: Departamento do Internato – (32) 2102-3270