Interessados em aprender uma outra língua têm até esta sexta-feira, dia 19, para se inscrever no Programa de Extensão Boa Vizinhança Línguas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Há dois editais abertos para o preenchimento de 329 vagas para o ensino gratuito das línguas inglesa, espanhola, francesa, latina, grega, italiana e libras, além de português para estrangeiros.

São destinadas oportunidades para moradores de bairros do entorno da UFJF e para trabalhadores terceirizados da Instituição. As inscrições, para ambos editais, devem ser realizadas até às 17h desta sexta-feira, 19. O início das aulas está previsto para 19 de agosto.

O edital 9 oferece 280 vagas, sendo 35 para o módulo I de cada curso, destinadas a moradores de 46 bairros localizados no entorno da Universidade. Para se inscrever, o pré-requisito é ser proveniente de escola pública e não estar vinculado a cursos de graduação ou pós-graduação da UFJF. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico ou, presencialmente, na secretaria da Pró-reitoria de Extensão (Proex), localizada no prédio da Reitoria, no Centro do campus.

Na próxima quinta-feira, dia 25, às 18h, acontecerá o sorteio público das vagas, no auditório da Faculdade de Direito (segundo andar). A lista final dos selecionados será divulgada após às 19h do dia 26, no site da Proex. Para confirmar a matrícula, será necessário a entrega da documentação exigida na secretaria da Pró-reitoria, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, das 8h às 18h.

Para a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o programa Boa Vizinhança – Línguas é um instrumento importante para fortalecer a relação da Universidade com a comunidade ao seu entorno e, principalmente, com as pessoas que são oriundas da educação pública durante a sua vida escolar. “É muito gratificante perceber a movimentação dessas pessoas nos espaços da UFJF em conjunto com os nossos estudantes, aprendendo uma nova língua, se capacitando para aumentar a possibilidade de inserção no mercado de trabalho e ampliando as possibilidades de acesso à cultura.”

Confira o edital completo

Vagas para terceirizados

Por meio das pró-reitorias de Extensão (Proex) e Infraestrutura e Gestão (Proinfra), são oferecidas 49 vagas, sendo sete para cada modalidade de língua estrangeira ou libras, para os trabalhadores terceirizados da Instituição. As inscrições podem ser realizadas presencialmente na secretaria da Proinfra, pelo e-mail secretaria.proinfra@ufjf.edu.br ou pelo telefone (32) 2102-3713. O sorteio público das vagas acontece no dia 25 de julho, às 11h, na sala de reuniões da Proinfra.

Segundo a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janizete Marques, a oferta é uma possibilidade de orientação, capacitação e melhora para a estima do trabalhador. “Nós ficamos muito empolgados com esse projeto, pois é uma oportunidade oferecida pela UFJF para nossos terceirizados. Além da capacitação, melhora a autoestima dos funcionários e faz com que se sintam parte da Universidade.”

Ana Lívia, por sua vez, aponta a existência de uma relação muito positiva dos estudantes junto aos monitores e coordenadores do projeto. “Há um percurso formativo na língua estrangeira que é perpassado por experiências, vivências e afetos. Isso significa muito para a Proex, pois fortalece sua função social junto à comunidade que mantém a UFJF em funcionamento.”

O edital 10, bem como horários e lugares disponíveis para as aulas, pode ser conferido neste link.

Com duração de três semestres, os cursos de idiomas do Programa Boa Vizinhança são divididos em três módulos com carga horária de 60 horas cada.

Outras informações:(32) 2102-3959 (Pró-reitoria de Extensão (Proex)

boavizinhanca.extensao@ufjf.edu.br