Eventos acontecem em comemoração à fundação a fundação da Sociedade de Eletrônica de Potência (Foto: IEEE PCE)

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comemora o Pels Day, nos dias 26 e 27 de julho, marcando a fundação da Sociedade de Eletrônica de Potência (Pels) do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O evento – que acontece em diversos países ao redor do mundo e tem como tema “Impulsionando um futuro sustentável” – visa desenvolver o conhecimento sobre Eletrônica de Potência através das diversas atividades realizadas, como palestras, visitas técnicas e minicursos. A programação está disponível on-line.

Na quarta-feira, 26, serão ministrados dois minicursos voltados aos alunos do ciclo básico dos cursos de Engenharia e Exatas. Já a quinta-feira, 27, começa com uma visita técnica à usina hidrelétrica de Picada (no distrito de Monte Verde) voltada para membros do IEEE. 

Além disso, o evento promove uma arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a uma instituição filantrópica pela equipe do Ramo Estudantil do IEEE. 

Inscrições ainda abertas
Para participar do evento, basta entrar em contato com a equipe do capítulo de Aplicações Industriais (IAS) do Ramo Estudantil da UFJF, através do e-mail ieee.ias@engenharia.ufjf.br. O valor das inscrições varia conforme as atividades desejadas pelo participante.  

O que é o IEEE?
O Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos é a maior organização profissional do mundo – contando com quase 400 mil associados, espalhados entre 150 países – dedicada ao avanço da tecnologia e ao desenvolvimento de profissionais desde a graduação. 

No Brasil (onde cinco seções formam o Conselho Nacional) um dos Ramos Estudantis mais tradicionais se encontra na UFJF. Ele é dividido em vários nichos de atuação dentro da Engenharia Elétrica, como as áreas de robótica, aplicações industriais, eletrônica, potência e energia. 

O Pels Day relembra o dia 20 de junho de 1987, quando a sociedade tornou-se uma de pleno direito dentro do Instituto. Vários países participam da comemoração, promovendo palestras e atividades para divulgar temáticas e pesquisas do campo da Engenharia Elétrica.

Outras informações
Portal UFJF Ramo Estudantil IEEE
Portal PELS