A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, nesta quinta-feira, 17, a cerimônia de posse dos novos servidores da Instituição. Um docente que atuará no Departamento de Educação Física, em Governador Valadares, e dois técnico-administrativos em Educação (TAEs), com atuação no campus-sede.

Danilo Reis Coimbra – segundo da direita para a esquerda – atuará como docente no Departamento de Educação Física, em Governador Valadares (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A solenidade, realizada no Anfiteatro das Pró-reitorias, começou com a fala do coordenador de organização e política do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), Márcio Sá Fortes, que destacou a capacidade transformadora que a Universidade possui. “Só através da educação, da cultura e da ciência conseguimos mudar vidas e avançar de forma próspera.”

O tesoureiro da Associação dos Professores de Educação Superior de Juiz de Fora (Apes), professor Augusto Cerqueira, enfatizou a importância da formação reflexiva e da defesa da educação superior pública nesse momento de ataques. “A gente tem uma instituição que nos permite fornecer uma educação completa e crítica para a construção de uma sociedade independente e pensante.”

Um dos novos servidores é Danilo Reis Coimbra, docente que atuará no Departamento de Educação Física do Instituto de Ciências da Vida (ICV), em Governador Valadares. Formado na UFJF, Coimbra espera executar um bom trabalho nessa nova missão. “Conheço a cidade e a expectativa é uma das melhores possíveis. Sei que é um campus em construção e espero me dedicar ao máximo para contribuir na boa formação dos alunos.”

Já a assistente social Ingrid Ádamo Moreira atuará no Hospital Universitário (HU/Ebserh) como TAE. Formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, Ingrid comenta sobre o orgulho de trabalhar na instituição. “Pretendo construir uma carreira profissional consolidada no serviço público federal. Ser convocada para trabalhar na UFJF é uma honra de tal grandeza que não consigo explicar em palavras.”

A nova TAE do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Raíssa Soares Meinel, é doutoranda em Química na Universidade e busca seguir um futuro promissor na instituição. “Espero ajudar ao máximo os companheiros de laboratório em suas funções. Sei que esse é um primeiro passo muito importante para, no futuro, ser docente aqui na UFJF”.

A solenidade foi encerrada pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro, que ressaltou a defesa da universidade como ponto de referência em projetos de extensão, pesquisa e ensino. “A missão de nossa instituição no ensino e aprendizado é trabalhar na formação de cidadãos para nossa sociedade. Representamos uma instituição de importância central, tanto em Juiz de Fora, como em Governador.”

Confira outras fotos da cerimônia