Uma das peças que estão expostas no Museu de Malacologia (Foto: Alexandre Dornelas)

Interessados em participar do 26º Encontro Brasileiro de Malacologia (Ebram) têm até 10 de agosto para se inscrever. O Ebram é promovido pela Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa) e será realizado entre os dias 7 e 11 de outubro, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – onde foi fundada a SBMa, há 50 anos. O encontro vem sendo realizado, ininterruptamente, em intervalos de dois anos, em diferentes estados do Brasil, desde 1969.

As inscrições são feitas, on-line, na página do evento. Para se inscrever, o interessado deverá enviar a ficha de inscrição preenchida, juntamente com uma cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e a comprovação de que é estudante de graduação ou de pós-graduação (histórico escolar), para o endereço secretariaebram2019@gmail.com

Os valores das taxas de inscrição e as formas de pagamento aceitas estão disponíveis no site do Ebram e, também, neste link. Associados da Sociedade Brasileira de Malacologia têm direito a desconto na inscrição.

Envio de trabalhos

Pesquisadores que pretendem expor seus trabalhos têm até o próximo dia 30 para submetê-los. As pesquisas deverão ser submetidas para o e-mail resumosebram@gmail.com, sob a forma de resumos, que deverão ser formatados de acordo com o modelo de resumo e submetidos juntamente com uma cópia do comprovante de inscrição no evento e a ficha de submissão de resumo.

O primeiro autor de cada resumo submetido deverá estar inscrito no Ebram. Cada autor inscrito poderá submeter o número máximo de dois trabalhos como primeiro autor; a inscrição de trabalhos adicionais como primeiro autor poderá ser efetuada mediante pagamento de 10% do valor da taxa de inscrição do autor por trabalho adicional. Devem ser encaminhados apenas resumos referentes a trabalhos inéditos; não serão aceitos projetos ou intenções de trabalhos.

Os resumos aceitos serão apresentados sob a forma de comunicação oral ou pôster, conforme definido pelos autores. Na ficha de submissão de resumo, o autor deverá indicar a modalidade de apresentação, bem como a área do conhecimento da pesquisa e se o trabalho concorre ao prêmio Maury Pinto de Oliveira. As informações sobre as premiações do 26º Ebram podem ser conferidas neste link.

50 anos da SBMa

A 26ª edição do Encontro Brasileiro de Malacologia celebra os 50 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Malacologia, criada em 12 de julho de 1969, durante o I Encontro dos Malacologistas Brasileiros, realizado em Juiz de Fora, sob o patrocínio da UFJF. Em função da comemoração dos 50 anos da SBMa, o Ebram foi planejado para atender à necessidade de valorização da memória e preservação do patrimônio científico-cultural.

A programação – que envolve minicursos, conferências, mesas-redondas e simpósio –  contempla eixos temáticos de interesse para a sociedade brasileira, na atualidade, como “Conservação da biodiversidade”; “Impactos das espécies invasivas/pragas”; “Mudanças climáticas globais”; “Popularização da ciência”; “Saúde”; “Poluição e desastres ambientais”; ”economia em comunidades tradicionais”, dentre outros. 

Confira a programação da 26º Encontro Brasileiro de Malacologia (Ebram

Outras informações: (32) 2102-3221 (Malacologia-UFJF)