As férias de julho podem ser uma ótima oportunidade para estar em contato com os diferentes espaços da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sem a correria do período letivo. Desde colônia de férias para crianças à exposição de arte, os espaços ligados à UFJF têm opções de diversas atividades para esse período. Além do próprio campus, com sua área arborizada, ciclovia, academia de ginástica ao ar livre e lugares para piqueniques, os interessados podem participar de inúmeras atividades em outras instalações da Universidade.

Memorial da República, Mamm, Pró-Música, Centro de Ciências, Forum da Cultura, Casa de Cultura, Cine-Theatro Central, Jardim Botânico e Faefid têm atividades para este período (Foto: Divulgação)

Colônia de Férias do Memorial
O Memorial da República Presidente Itamar Franco está com programação especial para as crianças. De forma lúdica e recreativa, a Colônia de Férias do Memorial vai contar com atividades sobre a República e temas relacionados ao Memorial. O cronograma ocorre entre os dias 16 e 26 de julho, das 13h às 17h, sendo uma semana para crianças de 7 a 10 anos, e outra, para crianças de 11 a 13. A Colônia é gratuita e as inscrições para a segunda semana ainda estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail educativomemorial@outlook.com até o dia 22 deste mês.

Oficina de férias do Mamm
Para a Oficina de Férias do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), são duas semanas de atividades com exposições e mostras que promovem experiências do universo das artes. Nesta primeira semana, até 19 de julho, a oficina é voltada para crianças entre 7 e 9 anos; e entre os dias 22 e 26 de julho, é a vez das crianças de 10 a 12 anos. As atividades são gratuitas e acontecem na parte da tarde, das 13h às 17h, no Mamm.

São 20 vagas no total, para as duas turmas. As inscrições podem ser feitas através do telefone (32) 3229-7621 ou presencialmente no Mamm, até o preenchimento das vagas. Além das oficinas, o Mamm funciona normalmente para visitação, de terça à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos das 13h às 18h. O museu é localizado na rua Benjamin Constant, nº 790.

Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga
O 30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, promovido pela Pró-reitoria de Cultura e pelo Centro Cultural Pró-Música da UFJF, tem programação entre os dias 21 e 28 de julho. O evento traz inúmeras atrações gratuitas, como concertos noturnos e vespertinos, com músicos conceituados, para um público amplo, que vai de apreciadores de uma boa música a formados musicalmente.

Estão abertas também as inscrições para interessados nas 28 oficinas a serem oferecidas pela 30ª edição do Festival. As novidades são as oficinas de alaúde, saxofone e  contrabaixo. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do festival.

Confira a programação do 30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

Centro de Ciências
O especial de férias do Centro de Ciências da UFJF está com inscrições abertas. Entre esta terça, 16 de julho, e o dia 6 de agosto, o Centro oferece novas atividades – incluindo oficinas, horários estendidos no Observatório e no Planetário, além das exposições tradicionais – para visitantes individuais ou de escolas.

Durante todo esse período, além das sessões tradicionais do Planetário e Observatório às quintas-feiras, os interessados podem se inscrever para visitas também nas terças-feiras. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e necessitam de inscrição.

Fórum da Cultura
A exposição “Como lhe parece?” é sediada pela Galeria de Arte do Fórum da Cultura da UFJF até 19 de julho. A atividade é a primeira mostra individual do pintor Luiz Amorim e tem a proposta de despertar a imaginação pela interpretação de cores, formas e composições, por meio da apresentação de pinturas abstratas. O artista é natural de Juiz de Fora e faz trabalhos relacionados à pintura desde 1996. Já a partir do dia 23, a vez é da exposição “Berro”, da artista Nicole Pinheiro, aberta até o dia 3 de agosto. O Fórum da Cultura fica localizado na rua Santo Antônio, nº 1112, no Centro.

Casa de Cultura
O anfiteatro da Casa de Cultura recebe agendamentos para atividades da vinculadas à Universidade, pelo telefone (32) 3215-4694, de segunda à sexta, das 9h às 18h30.

Cine Theatro Central
Em julho, as visitas guiadas ao Cine Theatro Central continuam normalmente. Outras informações pelo telefone (32) 3231-4051. A programação completa do Central pode ser acessada neste link.

Jardim Botânico
O Jardim Botânico da UFJF mantém os horários de funcionamento. O espaço está aberto à visitação gratuita do público, de terça a sexta-feira e aos domingos, das 8h às 17h.

Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)
A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) também tem programação especial, com colônia de férias para crianças, mas todas as vagas já foram preenchidas.