Um estudo realizado na Universidade Federal de Juiz de fora (UFJF) analisou a ocorrência de trauma entre idosos, socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entre os anos de 2014 e 2018. A dissertação da enfermeira Danielle Braga Pena foi desenvolvida e apresentada no Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF). Entre os resultados encontrados, a pesquisadora constatou um aumento no número de atendimentos. Em 2014 foram 812 ocorrências, enquanto em 2018 os registros apontaram 1.570. As quedas e os acidentes de trânsito estão entre as principais causas das necessidades de socorro.

De acordo com a acadêmica, foram levados em consideração para caracterizar os traumas: o local do atendimento, ano, tipo de mecanismo de trauma, idade e gênero, além da correlação entre a ocorrência com o óbito.  Segundo Danielle, as informações foram extraídas do banco de dados eletrônico do Cisdeste (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste – Juiz de Fora/MG) e selecionadas pelos critérios de inclusão. 

A pesquisadora revela que, entre as 6.633 fichas analisadas, 75 (1,20%) foram excluídas por não atenderem aos critérios. Danielle observou o predomínio do gênero feminino e a média de idade de 75 anos. Ainda de acordo com a enfermeira, a faixa-etária de 60 a 79 anos foi a mais acometida, com 3.939 casos (63,2%), e a área do município que apresentou o maior número de vítimas foi a região Central, com 2.033 registros (32,9%). “Em relação aos mecanismos de trauma, a queda da própria altura e a superior à própria altura se destacaram com 4.967 casos (79,7%). Os indivíduos do gênero feminino e os com idade entre 80 e 89 anos foram os que mais sofreram quedas, e a violência de trânsito atingiu mais os idosos jovens, entre 60 e 69 anos, e os do gênero masculino”, enfatiza. O estudo aponta, ainda, que o óbito não foi o desfecho da maior parte dos atendimentos, 5.900 (94,7%). 

O professor orientador, Fábio da Costa Carbogim, avalia que espera-se contribuir para a ampliação do conhecimento sobre trauma na população idosa, estimulando políticas de prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde. “O enfermeiro assume papel fundamental na oferta de cuidado em saúde, por meio de programas de prevenção e de autocuidado a idosos e seus familiares. Somado a isso, ações multiprofissionais planejadas favorecem estratégias de promoção da saúde, contribuindo para prevenção e redução de sequelas temporárias ou permanentes.”

Contatos:
Danielle Braga Pena (mestranda)
danibpena@gmail.com

Fábio da Costa Carbogim (orientador)
fabiocarbogim@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Fábio da Costa Carbogim (orientador – UFJF)
Profa. Dra. Cristina Arreguy-Sena (UFJF)
 Prof. Dr. Tiago Ricardo Moreira (UFV)
Profa. Dra. Roberta Teixeira (SUPREMA)

Outras Informações: (32) 21023297 – Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF)