Estão abertas as inscrições para o Concurso LogoFAU, realizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A competição consiste na criação de uma nova identidade visual (logomarca ou logotipo) para a faculdade, que completa cinco anos em agosto. Toda a comunidade juiz-forana pode participar, sendo permitida a inscrição de profissionais, além dos alunos da UFJF. São excluídos os familiares da banca avaliadora e os servidores da Universidade.

De acordo com  a docente e membro da comissão organizadora, Mariana Dominato Abrahão Cury, o curso de Arquitetura e Urbanismo existe desde 1992, e a criação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo aconteceu em 1995, ainda vinculado à Faculdade de Engenharia. Apenas em 2014 foi realizada a criação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, aprovada no Conselho Superior (Consu).

A iniciativa do concurso surge, portanto, do desejo de se criar uma identidade visual que reflita a identidade da recém-criada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. “Nossa expectativa é de que essa nova logomarca reflita o espírito e a missão da nossa faculdade, dedicada a uma formação crítica e propositiva, que se revela diariamente no empenho e comprometimento do nosso corpo docente em conjunto com os alunos e alunas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.”

As inscrições são gratuitas e cada candidato pode apresentar até duas propostas, desenvolvidas individualmente ou em grupo. Neste caso, é necessário que um integrante seja escolhido como titular e representante legal, em nome do grupo, da agência, da empresa ou afins, conforme o editalA inscrição das propostas pode ser realizada por meio de entrega pessoal da ficha de inscrição do concurso, até 2 de agosto, na secretaria da Faculdade de Arquitetura, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Outra possibilidade é a entrega via Correios, com data máxima de postagem até 26 de julho, para o endereço:  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) – Rua José Lourenço Kelmer, s/n. Campus Universitário, Bairro São Pedro – Juiz de Fora – MG CEP: 36036-900. Além disso, o candidato pode realizar inscrição via e-mail, por meio do endereço secretaria.fau@ufjf.edu.br, até 2 de agosto.

A seleção e o julgamento das propostas serão divididos em duas fases. A primeira equivale à avaliação da comissão julgadora, que atribuirá um valor entre zero e dez aos trabalhos, de acordo com os critérios pré-estabelecidos no edital: relação com a missão da FAU; criatividade (inovação conceitual e técnica); originalidade; aplicabilidade; e comunicabilidade.

Os três trabalhos que obtiverem o maior número de pontos estarão classificados para a segunda fase da seleção. Neste passo, trabalhos serão expostos à congregação da faculdade para eleição direta do trabalho vencedor, em reunião extraordinária. O trabalho que obtiver o maior número de votos será considerado vencedor.

A divulgação dos resultados e a entrega dos certificados aos três primeiros colocados acontecerá no dia 29 de agosto, durante a solenidade de comemoração de aniversário da FAU. O resultado também será publicado no site da faculdade, após a premiação. A cada um dos classificados será conferido um certificado de participação e classificação no concurso.

Outras informações: (32) 2102-6307 (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU -UFJF)