Formação no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública é resultado da parceria entre Universidade e Governo do Ceará (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

Oito mestrandos do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) defenderam suas dissertações, nesta quinta e sexta-feira. Eles são parte do grupo de 35 alunos cearenses, beneficiados com o convênio entre o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da UFJF e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). As defesas ocorreram na sede do Caed.

O Programa oferece o curso de mestrado profissional, na modalidade semipresencial, destinado a diretores de escolas públicas e a técnicos dos órgãos de gestão da educação básica pública, em exercício. Com o atual convênio, a UFJF oferece as aulas presenciais, que são ministradas em instituições de ensino pertencentes ao Governo do Estado do Ceará; em contrapartida, os alunos defendem suas dissertações de forma presencial, no campus-base da UFJF.

“O PPGP é o primeiro Mestrado Profissional em Educação do país e tem promovido a formação de gestores das redes estaduais e municipais de educação de boa parte do Brasil. Acredito que o Programa é exitoso, pois tem colaborado muito na formação desses profissionais, com um volume grande de dissertações e de pessoas formadas”, afirma a coordenadora do Programa, Eliane Medeiros Borges.

Um dos trabalhos apresentados foi a dissertação “O papel do coordenador escolar e a formação continuada de professores nas escolas de ensino médio da Crede Jaguaribe: limites e potencialidades”. A pesquisa, desenvolvida pelo professor de Matemática Cleomar Vieira, aborda o papel do coordenador escolar, com foco na formação continuada de professores. “A partir da minha pesquisa, constatei que outras atividades desenvolvidas pelos coordenadores de escola têm atrapalhado esta formação, e ela não está se dando de maneira exitosa”, argumenta o pesquisador, que leciona Matemática na Escola de Ensino Médio Gustavo Barroso, em Jaguaribe, no interior do Ceará.

O PPGP
O PPGP foi criado em 2009 e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em novembro daquele mesmo ano. O programa mantém o conceito 4 até a homologação dos resultados da próxima avaliação quadrienal.

Outras 15 dissertações devem ser defendidas até o final do mês de julho. Todas são apresentadas na sede do Caed.

Outras informações