A matrícula reuniu os convocados na 2ª chamada do Pism e na 1ª reclassificação do Sisu. (Foto: Sebastião Junior)

Mais de 120 pessoas ingressaram, esta semana, nos cursos de graduação do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). A instituição realizou nos últimos três dias, 9, 10 e 11, as matrículas da segunda chamada do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e da primeira reclassificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Em meio a esta centena de novos estudantes, não raro encontramos histórias de candidatos que se prepararam juntos para as provas ou que estudaram na mesma escola. E muitas vezes as opções pelo curso também se confundem.

Pedro Henrique Garcia matriculou-se em Direito. (Foto: Sebastião Junior)

Gabriel Gauté e Pedro Henrique Garcia, ambos com 18 anos, se conhecem desde criança e frequentaram o mesmo colégio no ensino médio. Os dois deixaram para trás os quase 450 quilômetros que separam Governador Valadares de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, para cursar Direito na UFJF-GV.

Direito também foi a opção de Gabriel Gauté. (Foto: Sebastião Junior)

Sobre essa nova experiência que é a vida universitária, Garcia afirma que a “expectativa está alta” e que, embora tudo seja novidade, “se preparou muito para isso”. Outro que também está ansioso é Gauté. Embora as aulas ainda nem tenham começado, o jovem, que escolheu a universidade por ser “uma das melhores na área de Direito”, já sabe o que quer ser depois de se formar: “estou almejando ser juiz”.

Ayla Nunes e Adriani Katrini. As duas amigas vão cursar Ciências Econômicas. (Foto: Sebastião Junior)

O curso de Ciências Econômicas foi a opção de Ayla Nunes e Adriani Katrini. As jovens de 18 anos dividiram a mesma sala de aula na preparação para o Pism e afirmam que foi o “amor pela matemática” que pesou na escolha. Embora garantam que a convivência entre elas não tenha influenciado na hora de escolher Economia, assumem que é “aconchegante” levar esse laço de amizade para a universidade.

As aulas de Gabriel, Pedro, Ayla, Adriani e dos demais calouros que se matricularam esta semana começam no próximo mês de agosto.