Diego Gomes, professor de Ciências da Computação; Alan Wilter Souza Silva, pesquisador de Cambridge; e Bárbara Daibert, diretora de Relações Internacionais (Foto: Alexandre Dornelas)

Como parte do projeto Global July, a diretora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Bárbara Daibert, recebeu na manhã desta quarta-feira, 11, o pesquisador da Universidade de Cambridge, Alan Wilter Souza Silva.

A reunião tem como objetivo formalizar o contato entre a instituição e os convidados do Global July. Além do professor convidado, o encontro também recebe o professor da UFJF que realizou o convite. Para Bárbara Daibert, a vinda de professores e pesquisadores de outros países cria diversas oportunidades para a Universidade. “Quando trazemos os professores para este tipo de abordagem, temos uma troca de metodologias e uma maior proximidade com as realidades de países diferentes. Há, com isso, a possibilidade de um contato entre o aluno daqui com essa perspectiva que o convidado traz consigo, que pode resultar em uma parceria no futuro. O Global July se torna um facilitador do processo.”

Convidado pelo professor Diego Gomes, do departamento de Ciências da Computação, Alan Wilter esteve presente no Global July ministrando três cursos ao longo desta semana. Entre os temas abordados, Wilter apresentou seus estudos sobre linguagens de computação e modelagem molecular. O resultado dos cursos, para o professor, excederam as expectativas. “Eu tive a oportunidade de conhecer e perceber que as pessoas aqui estão muito interessadas no conhecimento científico. Eu nunca tinha vindo à Juiz de Fora e ver que as coisas estão funcionando e o público está engajado para trabalhar em um nível internacional é muito satisfatório.”

Sobre as possibilidades e projetos de internacionalização da UFJF, Wilter acredita que a troca de experiências é essencial para o desenvolvimento das instituições e, principalmente, dos estudantes. “É uma experiência extremamente enriquecedora tanto para o indivíduo que vem para a UFJF quanto para quem vai para fora do país. Espero que esse tipo de contato se torne cada vez mais frequente.”

Esta foi a primeira reunião programada pela Diretoria de Relações Internacionais. A proposta é que os encontros sejam realizados com todos os convidados e professores da UFJF que participaram do Global July.

Outras informações: (32) 2102-3398/3947 – Diretoria de Relações Internacionais