Estão abertas as inscrições para o curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Os interessados podem se inscrever on-line até o dia 10 de agosto, neste link. Para o Polo 24, referente à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e ao Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, serão oferecidas 13 vagas. Os candidatos selecionados iniciarão suas atividades letivas no primeiro semestre de 2020. 

O mestrado é exclusivo para professores em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências, no nível fundamental, que têm diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação, ou estudantes do último semestre desses cursos.

“O aluno do Mestrado Profissional em Ensino de Física terá a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em conteúdos específicos, como eletromagnetismo, mecânica quântica e física contemporânea, e em técnicas de metodologias de ensino voltadas para uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos de ensino”, informa o coordenador do polo, Paulo Henrique Dias Menezes.

O processo seletivo é composto por duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, é a prova escrita, elaborada pela comissão de seleção nacional e corrigida pela comissão de seleção do polo. A segunda etapa, classificatória, é a prova de defesa de memorial, em que o candidato deve discorrer oralmente sobre sua trajetória profissional à comissão de seleção do polo.

Para se inscrever, o candidato deve efetuar o depósito referente à taxa de inscrição no valor de R$ 65 até o dia 16 de agosto na seguinte conta corrente:

Banco do Brasil
Favorecido: Sociedade Brasileira de Física
Ag: 4328-1
C/C: 49443-7
CNPJ: 52.444.700.0001-79

Os links com os editais, formulário de inscrição e pagamento da taxa podem ser acessados neste site.

Outras informações: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física