A comenda será entregue no dia 13 de agosto, no TST, em Brasília (Foto: pnoticias.com.br)

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será homenageada com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Instituição. A honraria se deu por indicação do ministro Maurício Godinho Delgado, egresso da faculdade. A solenidade de condecoração será realizada no dia 13 de agosto, na área externa do Bloco B, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. 

A diretora da Faculdade de Direito da UFJF, Aline Passos, ressalta que a entrega da Comenda é fruto, inicialmente, do reconhecimento do valor da educação, “em especial, do ensino superior público, gratuito e de qualidade, e também da importância da Faculdade de Direito no cenário nacional, para a formação de excelência de inúmeros profissionais, como o próprio ministro Delgado, que aqui se formou”.

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 1970 e destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade. Também é destinada às pessoas que, de qualquer modo, hajam contribuído para o engrandecimento do país, internamente ou no exterior, da Justiça do Trabalho ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da advocacia, além de instituições civis e militares.

Aline, que representará a faculdade na cerimônia de entrega da Comenda, reitera o compromisso da instituição com a formação crítica e qualificada de seus alunos. “A homenagem da mais alta corte da Justiça do Trabalho é recebida com muita alegria pela nossa comunidade acadêmica, na medida em que expressa o reconhecimento da qualidade do trabalho coletivamente desenvolvido, há mais de 80 anos, para a formação humana e profissional de milhares de estudantes que se formaram e continuam em processo de formação nos cursos de graduação e de pós-graduação em nossa faculdade.”

A diretora finaliza, argumentando que a homenagem possui, atualmente, um caráter ainda mais valorativo. “Em tempos difíceis como os atuais, em que o próprio Ministério da Educação busca desqualificar a importância da formação crítica dos estudantes e reduzir, ainda mais, os investimentos nas universidades públicas, merece aplausos a iniciativa de órgãos do Poder Judiciário, como o TST, de homenagear uma Faculdade de Direito, que integra uma das mais importantes universidades públicas do país. Para nós, a homenagem revela que estamos no caminho certo e vivos.”

Outras informações: (32) 2102-3501 (Faculdade de Direito)