Conceito máximo é 5, Inep avaliou organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi reconhecido com conceito 4 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). O conceito máximo que pode ser emitido por essa avaliação é 5.

A nota emitida pelos avaliadores do Inep envolve três dimensões, sendo elas a organização didático-pedagógica; o corpo docente e tutorial; e a infraestrutura. As notas para o curso de Medicina Veterinária foram 3,31; 3,89; e 3,82, respectivamente. A avaliação do curso o atesta como apto para a emissão de diplomas e formação de profissionais. O MEC não reconhece faculdades avaliadas com conceitos 1 e 2.

Segundo a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michéle Farage, o reconhecimento é fruto do compromisso da Universidade com a qualidade do ensino. “Isso é resultado de muito trabalho, tanto do corpo docente, técnicos e alunos do curso, quanto da Administração Superior. Foi um desafio muito grande, principalmente no que se refere à infraestrutura, com um envolvimento expressivo da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), no sentido de atender às necessidades do curso. A nota 4 mostra o compromisso da UFJF em garantir a qualidade do ensino, mesmo em se tratando de um curso que foi criado já numa época de dificuldades financeiras”, ressalta.

Reconhecimento em alto nível
O coordenador do curso, Antônio Carlos Santana, aponta para a evolução do Bacharelado, criado há pouco mais de cinco anos. “Apesar de todas as adversidades pelo momento que nosso país se encontra, conseguimos uma nota excelente nesses cinco anos iniciais, lembrando que há várias instituições que levam cerca de dez a 20 anos para conseguir esse tão almejado conceito, que pode também ser creditado, em grande parte, à ótima qualificação do corpo docente e dos técnico-administrativos do curso, que vêm se desdobrando ao máximo para proporcionar um ensino de alta qualidade aos nossos discentes”.

Santana projeta as novas ações a serem desenvolvidas nos próximos anos. Trabalharemos na consolidação do curso de Medicina Veterinária, a fim de atingir o conceito 5. Para isso, estamos esperançosos pelo bom desempenho dos discentes no Enade deste ano. Entretanto, para alcançarmos esse objetivo, ainda precisaremos do apoio contínuo de todos os setores da Universidade, principalmente da Reitoria, no que diz respeito à infraestrutura do curso, para prover os nossos alunos com mais salas de aulas e laboratórios específicos. Precisamos ainda complementar o nosso acervo bibliográfico, mais especificamente para aquelas disciplinas do ciclo profissionalizante”, finaliza.

As instalações da Faculdade de Medicina Veterinária foram visitadas entre os dias 9 e 12 de junho.

Guia
A Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) da UFJF disponibiliza, em sua página na internet, um guia para orientar os coordenadores de curso acerca do processo de avaliação e da documentação comumente solicitada pelo Inep para avaliar os cursos da Universidade. Podem ser encontradas informações a respeito da organização de documentos necessários para a visita, etapas da visita, dentre outras.

(32) 2102-6851 – Bacharelado em Medicina Veterinária