Reitor Marcus David abriu o evento destacando a importância da internacionalização (Foto: Gabriela Maciel)

Reconhecido como um dos principais instrumentos de internacionalização da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Global July 2019 está em sua terceira edição e reuniu professores, estudantes e interessados da comunidade externa para a solenidade de abertura. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 8, às 18h30, no Anfiteatro das Pró-reitorias.

O reitor Marcus Vinicius David destacou as ações de internacionalização como uma escolha estratégica para o fortalecimento do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão e dos trabalhos de cultura e de inovação. “Estabelecemos que nossos esforços só seriam exitosos se estivessem baseados em ações que julgamos fundamentais, entre elas, a internacionalização. Temos a convicção de que uma universidade, para ter seu papel de excelência, precisa ampliar suas relações com o mundo. O Global July traz resultados e mostra a nossa UFJF para outras universidades ao redor do mundo.” 

Marcus David também falou sobre o momento político brasileiro e o importante papel das universidades públicas para o desenvolvimento do país. “É um momento difícil, marcado por um questionamento sobre o papel da educação e da ciência. No momento que a UFJF abre as portas para visitantes, sejam estudantes ou professores de outros países, reforçamos nossa crença em uma educação transformadora e libertadora. Que as universidades sejam ambientes de respeito às opiniões e às pluralidades. O ensino superior público é uma das certezas de que o Brasil continuará se desenvolvendo. Espero que vocês vivam uma experiência rica, encantadora e que desperte em vocês o desejo de voltar um dia.”

A diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, apresentou o programa Global July e os resultados já alcançados. Além disso, reiterou o trabalho necessário para diagnosticar as questões que precisavam ser ajustadas para uma melhor internacionalização. “A experiência de contato com os estrangeiros é uma possibilidade para ampliar a diversidade dentro do campus. Assim, construímos um mundo mais irmão, solidário e tolerante. Nesta noite falamos sobre internacionalização em casa, o que representa o acolhimento de ventos que vêm de fora. É uma forma de resistir aos muros, resgatar os que atravessam rios, desertos e mares para estar aqui. É revisitar a própria brasilidade.”

Fortalecimento do tripé universitário

O evento oferece oportunidade para a criação de novas experiências oferecidas aos estudantes. Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Amorim, a parceria com a Diretoria de Relações Internacionais constrói novos passos em relação à internacionalização da Universidade. “A Pró-reitoria de Graduação tem trabalhado para ampliar o estudo de línguas estrangeiras. Nessa perspectiva, desejamos que o Global July se torne parte do calendário acadêmico, assim como o Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras. Espero que a UFJF continue a abraçar a iniciativa.”

“Estamos enchendo a UFJF com muito aprendizado, focado em estudos com línguas estrangeiras, em um momento em que a instituição estaria silenciosa mediante o recesso acadêmico”, afirma a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira. Além disso, ressalta a possibilidade do fortalecimento e criação de novas relações de pesquisa. “Esse é um dos passos, entre vários outros, para o nosso plano de internacionalização da UFJF.”

O coordenador das Ações de Extensão, Diogo Mendes Rodrigues, representando a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, aponta a importância de fortalecer o contato com a comunidade. “Um marco desta edição é abertura de vagas para o público externo. A iniciativa configura-se como uma maneira de estreitar os laços da UFJF com a comunidade e com os outros países.”

Oportunidades para todos

Terceira edição e reuniu professores, estudantes e participantes da comunidade externa (Foto: Gabriela Maciel)

As oportunidades de aprendizado envolvem estudantes de vários países do mundo, como é o caso do colombiano Guillermo David Palacin Bossa. Atualmente, o estudante cursa maestria en Administración Estratégica na Facultad de Contaduría y Administración na Universidad Autónoma de Sinaloa – México, e está na UFJF para ser o primeiro a conquistar uma dupla diplomação pelo convênio formado entre as instituições. “Ficarei um ano na UFJF e minha pesquisa é uma proposta de um modelo dinâmico para a gestão integral do risco de negócios nas empresas do México e do Brasil. A disciplina que farei no Global July é referente a Corporate, Finance, Theory with Emphasis in Valuation Methods e ajudará no fortalecimento do arcabouço teórico da minha investigação, pois tratam-se de riscos financeiros e empresariais.  Acho que será uma ótima fonte de informação, embasando a referência teórica para a formação de uma pesquisa mais bem elaborada.”

A estudante do curso de Pedagogia, Maria Clara Marvila Antunes de Barros, conta que escolheu participar de atividades envolvendo cultura e religião e percebe a oportunidade como uma forma de aprimorar a prática docente. “Para minha formação acadêmica, estar envolvida em um evento como este irá acrescentar muito no meu currículo acadêmico e profissional. Escolhi cursos focados em cultura e religião para poder saber como lidar com essas questões na escola. Percebo o evento como oportunidades para o futuro.”

Para o professor do Instituto Pirotécnico de Lisboa – Portugal, Alberto José Delgado dos Reis, o evento permite a troca de saberes e de práticas culturais. “É muito importante, em um mundo global, receber contribuições de professores e pesquisadores de diversas partes do mundo. O Global July é uma oportunidade de transmitir outras culturas, produtos, conceitos e novos pontos de vista aos alunos da UFJF”. 

Instruções para efetivar a inscrição

Por possuir vagas limitadas, a efetivação das inscrições para a participação do  Programa Global July será realizado na seguinte ordem: primeiro, alunos estrangeiros pré-inscritos; segundo, alunos do PPG que oferta o curso; terceiro, alunos de graduação pré-inscritos; e quarto, comunidade externa, com reserva de 10% das vagas.

Os inscritos terão 30 minutos como tolerância para a efetivação das inscrições, que acontecem no primeiro dia do curso escolhido na pré-inscrição. Caso o atraso ultrapasse o limite, as vagas remanescentes serão preenchidas pelos alunos em lista de espera, por ordem de chegada, independente do vínculo com a UFJF. Se, ainda assim, restarem vagas, elas serão abertas à demanda espontânea, ou seja, para alunos não pré-inscritos.

Ao chegar ao curso, será necessário conferir a lista de presença e, caso esteja dentro das vagas, apresentar a documentação para identificação. Se o interessado estiver  em lista de espera, será preciso aguardar na fila para credenciamento em momento oportuno, caso haja a possibilidade.

O programa

Guillermo David Palacin Bossa, estudante colombiano, está na UFJF para conquistar dupla diplomação (Foto: Gabriela Maciel)

Lançado em 2017 pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o Global July reúne estudantes e professores de vários países em cursos de curta duração e de carga horária variável em todas as áreas do conhecimento – Ciências Exatas, Ciências da Vida, Linguística, Literatura e Artes, Humanidades e Ciências da Saúde.

São oferecidos 60 cursos, em inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. As opções estão divididas entre cursos de graduação (28 cursos), cursos de pós-graduação (30) e os cursos oferecidos no campus de Governador Valadares (13). As aulas acontecem nos dois campi, entre 8 de julho e 9 de agosto, e são gratuitas.

Outras informações: Global July