Caloura do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Ana Júlia Rodrigues (Foto: Maria Otávia Rezende)

A manhã desta terça-feira, 9, foi especial para muita gente. Pais, mães e principalmente estudantes estiveram presentes na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para o primeiro dia de matrícula presencial dos aprovados para o segundo semestre  pelas reclassificações do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sisu.

O processo de matrícula presencial ocorre até a próxima quinta-feira, 11, com dias e horários específicos para cada curso. Ao todo, foram convocados 244 candidatos pelo Pism para o preenchimento de vagas em 23 cursos no campus Juiz de Fora e três em Governador Valadares. No campus Juiz de Fora, a matrícula deve ser realizada no Anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Já em Governador Valadares, os candidatos devem se dirigir para o prédio da Faculdade Pitágoras, localizada na Av. Dr. Raimundo Monteiro Rezende 330, no Centro.

Sentimento de alegria

Pâmela Suelen de Oliveira com sua mãe, Solimar Helena de Oliveira (Foto: Maria Otávia Rezende)

Caloura do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Ana Júlia Rodrigues não esconde a felicidade com a aprovação para o curso sobre o qual pesquisou muito antes da escolha. “Eu sempre gostei muito da área das humanas, pois vejo muita relação com o que eu acredito, com as teorias que eu sigo. É um novo ciclo que vai iniciar e espero que a UFJF possa me proporcionar novas visões, novos pensamentos e, principalmente, novos aprendizados.”

A apreensão na hora da matrícula se estende aos familiares. Foi o caso de Solimar Helena de Oliveira, que veio acompanhar sua filha, Pâmela Suelen de Oliveira, caloura do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. A mãe não escondia a felicidade de ver a filha ingressando na Universidade. “Ver minha filha entrando para a vida universitária é quase como se ela estivesse cortando o cordão umbilical. Agora ela vai estar caminhando sozinha, mas realizando um sonho que é entrar na faculdade. É a concretização de uma luta e, mais do que tudo, uma vitória.”

Ao seu lado, Pâmela pensava sobre o futuro na Universidade sem esquecer do apoio que recebeu da família para chegar ali. “Foi o curso que eu mais me identifiquei, que mais me enxerguei. Tenho certeza que vou gostar muito da UFJF. Minha família ficou muito feliz e orgulhosa quando ficou sabendo, e eu também.”

Documentação e orientações

Os candidatos devem prestar atenção nos documentos e orientações necessárias para o ingresso na UFJF. Todos os grupos devem entregar os documentos pessoais listados no anexo 1 do Regulamento de Matrícula, além de documentação específica para cada categoria de cotas. As informações sobre o procedimento estão reunidas no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

Os candidatos que não foram chamados neste edital ainda terão chances de ingressar na UFJF. Está prevista ainda a divulgação de dez editais de reclassificação. O próximo será divulgado nesta sexta-feira, dia 12. Os interessados devem ficar atentos a sua posição na lista de espera de sua opção de curso e ao Cronograma de Reclassificações.

Outras Informações: (32) 2102- 3733 – Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)