Da esquerda para a direita: professor Pedro Henrique Berbert de Carvalho, mestranda Lídia Nunes Nóra de Souza, professora Maria Elisa Caputo Ferreira, professora Clara Mockdece Neves e professora Fabiane Frota da Rocha Morgado (foto: arquivo pessoal)

O interesse em investigar as variáveis e os fatores determinantes para promover e manter a satisfação e a qualidade de vida de idosos entre 75 e 85 anos, fisicamente ativos, motivou a acadêmica Lídia Nunes Nóra de Souza a desenvolver a sua dissertação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No trajeto do estudo, a pesquisadora obteve informações de 375 pessoas com o perfil desejado, que moram em Juiz de Fora. O trabalho foi realizado por meio do Programa de Pós-graduação em Educação Física.

De acordo com Lídia, a idade média dos idosos avaliados é de 78 anos. “Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário sociodemográfico, um de avaliação da qualidade de vida e uma medida de avaliação do bem-estar subjetivo. Para análise, foram realizadas: análises descritivas, de correspondência múltipla (associação) e regressão linear múltipla (estimar variáveis determinantes).”

O estudo apontou que a satisfação e a qualidade de vida se associam com diversas variáveis: sociodemográficas, de saúde, de exercícios físicos, limitação e dor. Lídia revela que entre as determinantes para a qualidade estão a quantidade de doenças, de dores, de tarefas com dificuldades de execução e exercício aeróbico. “Já para satisfação com a vida, são a quantidade de doenças e de tarefas com dificuldades de execução”, complementa.

O professor co-orientador da pesquisa, Pedro Henrique Berbert de Carvalho, destaca que o trabalho traz importantes informações sobre quais são as variáveis que estão positivamente associadas às melhores avaliações em instrumentos de medida de satisfação e qualidade de vida. “Em nossos resultados identificamos determinantes da alta qualidade de vida e elevada satisfação. Acreditamos que o reconhecimento destes determinantes possibilitará o desenho de ações de saúde específicas para o público idoso, bem como permitirá traçar melhores estratégias de prevenção e promoção de saúde para a comunidade em geral.”

Contatos:
Lídia Nunes Nóra de Souza (mestranda)
lidy_liths@hotmail.com

Pedro Henrique Berbert de Carvalho – (co-orientador)
pedro.berbert@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Profª. Drª. Maria Elisa Caputo Ferreira – (orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Pedro Henrique Berbert de Carvalho – (co-orientador – UFJF)
Profª. Drª. Clara Mockdece Neves – (UFJF)
Profª. Drª. Fabiane Frota da Rocha Morgado – (UFRRJ)

Outras Informações: (32) 2102 – 3291 – Programa de Pós-graduação em Educação Física

Leia a dissertação na íntegra no Repositório Institucional