Com o objetivo de estimular a discussão de temas atuais na neurociência e realizar trabalhos científicos na área, o Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), organiza o I Congresso Brasileiro de Neurociência. O evento ocorre entre os dias 6 e 9 de novembro, no Hotel Premier Parc Hotel e as inscrições seguem até o dia 6 de novembro, com encerramento do primeiro lote no dia 31 deste mês. O congresso confere certificado de participação reconhecido para concursos de residência médica.

O evento é aberto a todos os interessados, mas voltado, principalmente, para alunos de cursos da área de saúde. Também podem se inscrever os estudantes de Música e Psicologia, tendo em vista uma mesa voltada para os efeitos da música no cérebro e na reabilitação de doenças neurológicas, além dos profissionais das áreas. Os interessados em submeter trabalhos no congresso devem enviar os resumos até o dia 8 de setembro. Os trabalhos aprovados serão publicados no periódico médico Arquivos de Neuropsiquiatria que é indexado no sistema PubMed/Medline.

A possibilidade de divulgar amplamente a neurociência e estimular os alunos e recém-graduados a prosseguirem na área são algumas das razões que motivaram a primeira edição do congresso. O presidente docente e organizador do congresso, Marcos Moreira, espera que o evento torne-se um veículo para novas linhas de pesquisas na área de neurociência. “A importância deve-se justamente ao fato da escassez de eventos com esta temática e a possibilidade de atualização científica em neurociência inclusive com publicação dos trabalhos aprovados.”

A programação conta com sete cursos pré-congresso voltados para alunos de Medicina e de Psicologia, além de apresentação de trabalhos, pôsteres, conferência magna, premiações e uma homenagem ao professor Leopoldo Pires, por ser um dos pioneiros da neurologia contemporânea em Juiz de Fora e região e por ser um profissional reconhecido pela excelência acadêmica na assistência tanto na graduação quanto na residência médica em neurologia do Hospital Universitário da UFJF. A taxa de inscrição para o congresso varia entre R$ 210 e R$ 610, dependendo do vínculo do participante.

Outras informações: I Congresso Brasileiro de Neurociência