Para Luís Henrique RIbeiro, intercâmbio feito pelo Piigrad para a Alemanha foi fundamental na preparação para o processo seletivo da Coreia do Sul

O aluno do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Luís Henrique Simplício Ribeiro é um dos dois estudantes brasileiros selecionados para realizar um intercâmbio de cinco semanas na Coreia do Sul, financiado pelo governo coreano. O programa tem início nesta segunda-feira, 8. Ao todo, 48 candidatos da América Latina participaram do processo seletivo que contemplou 20 estudantes com bolsa de estudos.

Ribeiro irá participar de um treinamento intensivo em temáticas relacionadas à tecnologia, como inteligência artificial, processamento de imagens, internet das coisas e segurança digital. Além disso, ele vai realizar um curso de coreano, aprendendo sobre a história, a cultura e a língua do país.

De acordo com Ribeiro, a participação em um intercâmbio para a Universidade de Passau, na Alemanha, em 2018, por meio do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad), foi uma experiência decisiva em sua aprovação para o novo intercâmbio. “A universidade para onde fui é extremamente internacional. Tive a chance de estar em contato com pessoas dos mais diversos lugares e com culturas totalmente diferentes. Na Alemanha, tive a oportunidade de melhorar meu inglês, aprender alemão e estudar matérias diferentes das oferecidas pela UFJF.”

O aluno relata que, a partir do bom desempenho em uma disciplina de mestrado em Ciência da Computação em Passau, entrou em contato com o professor alemão que o acompanhou e se prepara para a realização de um estágio de pesquisa na Alemanha. “Ele já aceitou ser meu orientador e agora estamos montando um projeto para submetermos e pedirmos financiamento, ou seja, essa oportunidade de estágio surgiu como consequência direta do intercâmbio em Passau.”

A diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, afirma que a aprovação do estudante representa a conquista de um reconhecimento para ele, para a UFJF e para Brasil. “Saber que o Luís Henrique conquistou esta oportunidade a partir da experiência que adquiriu por meio do programa é um atestado de que essa iniciativa é importante e precisa continuar. A gente realmente leva a sério a questão da mobilidade como um dos fatores da internacionalização, e fica muito clara a relevância de um programa como esse na graduação.”

Bárbara acrescenta que a vivência do intercâmbio gera um ganho pessoal imensurável. “O aluno tem a experiência de morar fora, de ser estrangeiro em um lugar, o que o leva à experiência de sair de si, da sua cultura e da sua pátria; ele aprende a se colocar no lugar do outro. A experiência de morar em outro país é essencial para construirmos um mundo mais tolerante.”

Luís Henrique Simplício Ribeiro relata a satisfação ao saber de sua aprovação no programa de bolsa para a Coreia do Sul. “Não acreditei que tinha sido selecionado, ainda mais em um programa que cobre todos os custos e no qual concorri com pessoas de diversos países da América Latina. Foram selecionados estudantes da Argentina, da Costa Rica, da Guatemala, do México, do Equador, da Colômbia, da Bolívia, da República Dominicana, do Paraguai e do Brasil.”

 Superação

Ribeiro estudou sua vida toda em escola pública e relata que apenas dois familiares concluíram o ensino superior. “Ter a chance de estudar em uma universidade pública e de aproveitar todas essas oportunidades é algo incrível. Sempre sonhei em viver tudo isso e, por vir de uma cidade pequena e de escola pública, tudo que tenho vivenciado hoje parecia algo distante da minha realidade, durante o ensino médio.”

Na UFJF, o aluno participou de programas de extensão, treinamento profissional, iniciação científica, cursos de idiomas, dentre outros. Estas atividades estimularam o estudante e lhe forneceram capacitação suficiente para participar do intercâmbio na Alemanha e, a partir deste mês de julho, na Coreia do sul.