Abertura do Encontro Regional do Sudeste do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física aborda o tema, que tem uma história de 25 séculos (Imagem: Pixabay)

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nesta sexta e no sábado, 5 e 6 de julho, a edição 2019 do Encontro Regional do Sudeste do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O evento conta com a participarão de 13 polos de ensino, dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Os encontros regionais do MNPEF objetivam a apresentação e discussão de trabalhos em desenvolvimento, visando maior integração entre os corpos docente e discente dos diferentes polos.

Programação
A palestra de abertura acontece às 13h30, na sexta feira. “Sobre a forma da Terra” será ministrada pelo professor Fernando Lang da Silveira, do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Land falará sobre o conhecimento a respeito do formato da Terra – uma conquista científica que possui uma história de 25 séculos.

Estão previstos ainda para o primeiro dia uma mesa redonda com uma reflexão sobre o andamento dos trabalhos, estrutura e problemas nos polos; reunião entre coordenadores de polos; além de atividades culturais e oficinas de apresentação de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do Programa de Mestrado.

O segundo dia será exclusivo para a apresentação de trabalhos que estão em andamento nos polos. Cada polo educacional submeteu dois trabalhos para serem apresentados no evento, selecionados entre os projetos de dissertação em andamento.

Cada trabalho deve ser apresentado em dois momentos: primeiramente em uma apresentação oral de cinco minutos, sem espaço para perguntas, e, em um segundo momento, em uma apresentação em formato de pôster, pelas quais os participantes podem realizar suas perguntas diretamente ao apresentador.

O Encontro Regional do Sudeste do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF-Sudeste), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

A programação completa pode ser conferida na página do evento na internet

Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)