O século XXI revolucionou o panorama dos estudos na Zoologia. O comportamento animal, área que era majoritariamente observacional, teve como principal evolução a preocupação com o bem-estar animal, o que tem levado ao uso cada vez maior de técnicas de estudos não invasivas. E como resultado do avanço e desenvolvimento tecnológico da sociedade nos últimos séculos, vivencia-se na atualidade a preocupação cada vez maior com a conscientização sobre a conservação da diversidade e a reflexão sobre a relação humano-animal.

Com o objetivo de promover o compartilhamento de conhecimentos a respeito do estudo do comportamento e da biologia animal, acontece de 22 a 26 de julho, no prédio do Programa de Pós-Graduação em Comportamento e Biologia Animal (PPGCB-CBA), localizado no Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, a terceira edição do Curso de Inverno em Comportamento e Biologia Animal que terá como tema principal os Avanços da Zoologia no Século XXI. As inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificados.

O curso será dividido em dois módulos. O módulo I envolve atividades teóricas e é dividido em 4 temas: Classificações Zoológicas, Comportamento animal, Conservação e Divulgação científica e o módulo II, composto por três atividades práticas. O evento pretende explorar os avanços da Zoologia no século XXI por meio de palestras, práticas e mesas redondas, além de apresentar aos participantes o Programa de Pós-Graduação em Comportamento e Biologia Animal e as mais diversas linhas de pesquisa nas áreas de diversidade, comportamento e conservação.

O Curso de Inverno em Comportamento e Biologia Animal surgiu em 2017 a partir de uma proposta da coordenação do PPGCB como uma complementação à formação em docência dos doutorandos, criando um espaço de vivência pedagógica completa. Desde a criação, o objetivo  da organização é discutir temas sensíveis à área, com a preparação e execução das aulas/palestras. O curso é realizado anualmente e busca uma interação entre os doutorandos e alunos de graduação da UFJF e de outras instituições de ensino superior, objetivando um compartilhamento de conhecimentos a respeito do estudo do comportamento e da biologia animal. Dessa forma, proporciona uma oportunidade para os cursistas conhecerem os laboratórios, os orientadores e assim suas respectivas linhas de pesquisas, traçando uma possibilidade de se tornarem futuros alunos do Programa.

Mais informações:

III Curso de Inverso do Programa de Pós-Graduação em Comportamento e Biologia Animal

cursodeinvernocomportamento@gmail.com

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Comportamento e Biologia Animal – (32) 2102-3223