Programa Territórios Educativos prevê até 44 viagens de até mil quilômetros envolvendo professores e estudantes no âmbito da graduação (Foto: Rafael Xarão)

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta segunda-feira, 1º, o Edital 03/2019, do Programa Territórios Educativos, destinado às propostas de projetos de viagem a serem desenvolvidos no decorrer do segundo semestre de 2019, no âmbito dos cursos de graduação da UFJF.

As atividades desenvolvidas no Programa devem ser desenvolvidas em ambiente externo ao campus, dentro ou fora do Estado de Minas Gerais, com finalidade de enriquecimento didático pedagógico, aperfeiçoamento e atualização técnico-científica dos alunos nas disciplinas teórico/práticas dos cursos de graduação, precedida de planejamento e realizada com o detalhamento de deslocamento, previamente definido.

O edital prevê a seleção de até 44 viagens, com destinos que podem estar distantes do campus-base em até mil quilômetros, ocasião em que deverão prever pelo menos um pernoite no local, para que seja respeitado o período de descanso do motorista. As propostas serão autorizadas apenas quando realizadas envolvendo estudantes regularmente matriculados e que estejam frequentando efetivamente os cursos de graduação oferecidos em Juiz de Fora, bem como por professores vinculados à UFJF. As demais condições exigidas para as propostas de viagens estão presentes nos itens 2 e 3 do Edital.

As inscrições devem ser realizadas online, pelo professor responsável pela viagem, através deste formulário eletrônico, e estarão disponíveis entre 8h do dia 2 de julho e 23h59 do dia 11 do mesmo mês. O resultado final da seleção das propostas deve ser divulgado na página da Progepe, no dia 17 de julho, a partir das 16h.

É vedada a realização de viagem sem a presença do professor responsável. Também não será permitida a participação de pessoas estranhas ao grupo, como namorado(a), filho(a), amigo(a), professores(as) ou servidores(as) não cadastrados no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). Além dos responsáveis pela viagem, todos os presentes devem ser estudantes da UFJF, com matrícula ativa na disciplina prevista no projeto.

Confira aqui a íntegra do Edital.

(32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação