Centenas de crianças e jovens podem desfrutar, neste final de semana, de diversas atividades e competições esportivas, proporcionadas por projetos de extensão promovidos pela Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

futebol

Meninos do Projeto Futebol UFJF/Tupynambás jogam em Ouro Branco-MG, pela Segunda Divisão do Campeonato Mineiro das categorias sub-15 e sub-17 (Foto: Géssica Leine/UFJF)

No sábado, 29, acontece o 6º Festival de Mini-basquetebol da Faefid. O evento, que é promovido pelo projeto de extensão “Mini-basquetebol: uma iniciação esportiva positiva”, acontece das 9h às 12h, no ginásio da Faculdade, e é realizado em parceria com a Federação Mineira de Basquetebol (FMB). A iniciativa envolve cerca de 150 crianças, entre 7 e 12 anos, e deve contar com a participação de equipes de cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No mesmo dia, 18 crianças do projeto de judô da Faefid participam da 5ª Copa Academia de Comércio de Judô. O evento acontece no ginásio do Colégio Academia (Rua Halfeld, 1179, Centro), das 9h às 14h.  

Ainda no sábado, a pista de atletismo da Faefid recebe o Campeonato Mineiro Sub-16 e Sub-23 de Atletismo. Disputado em etapa única, o torneio terá início às 7h, com o minicongresso técnico; em seguida, a apresentação da equipe de arbitragem e execução do hino nacional brasileiro. A partir das 8h, serão disputadas as provas da categoria sub-16, com a última competição prevista para às 11h35. As provas da categoria sub-23 acontecem a partir das 13h; a última está marcada para às 18h20. Atletas do projeto de atletismo da Faculdade competem no evento.

Já os meninos do projeto Futebol UFJF/Tupynambás viajam até Outro Branco (MG), onde enfrentam o Bétis Futebol Clube, nas categorias sub-15 e sub-17 do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Os jogos acontecem no sábado, às 9h (sub-15) e às 11h (sub-17). O torneio é promovido pela Federação Mineira de Futebol (FMF). O projeto também disputa as semifinais da Liga de Futebol de Juiz de Fora (LFJF), na categoria sub-13, masculino. A partida contra o Guaporé será disputada no Estádio Doutor José Procópio Teixeira, no Sport Club Juiz de Fora, às 12h. 

Um pouco mais tarde, às 15h, é a vez das meninas do Futsal UFJF disputarem a final da Copa Prefeitura Bahamas de Futsal, na categoria infanto-juvenil. O jogo, disputado contra o SB Futsal, acontece no ginásio do Sport Club Juiz de Fora.  

“Temos um imenso orgulho dos nossos projetos de extensão. Hoje, atendemos crianças, adolescentes, adultos e idosos nos 21 projetos que a Faefid oferece. São 800 a mil pessoas que frequentam nossos projetos ao longo da semana. Para as crianças, trata-se de uma oportunidade de vida, porque a vivência esportiva, além da capacitação técnica, lhes oferece uma formação cidadã. Isso é muito importante como um todo. Formar o cidadão está acima de qualquer coisa, este é o papel da Universidade”, afirma o Diretor da Faefid, Jeferson Macedo Vianna. 

Outras informações
(32) 2102-3281 – Faculdade de Educação Física e Desportos