A comunidade do Bairro Dom Bosco participou, nesta sexta feira, 28, das ações promovidas pelo programa de extensão Boa Vizinhança. Através de atividades voltadas para as áreas de  geriatria, pediatria, serviços sociais e meio ambiente, a Universidade Federal de Juiz de fora (UFJF) pôde ter um contato maior com os moradores do bairro e mostrar as produções feitas dentro do espaço acadêmico. As ações, realizadas por representantes do Hospital Universitário (HU), do Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe) e da Faculdade de Serviço Social, aconteceram na Escola Municipal Álvaro Braga.

Programa levou atividades lúdicas e educativas para as crianças (Foto: Thatyana Benetello/UFJF)

“Essa ação no bairro Dom Bosco está na segunda edição. A ideia é, em um dia único, articular todas as atividades desenvolvidas pelos projetos, mas na direção das demandas da comunidade. É muito importante para nós essa ida em bloco dos nossos estudantes porque várias áreas se articulam para prestar um atendimento integral à comunidade”, ressalta a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra.

O coordenador de ações de Extensão, Diogo Mendes, também destaca a importância do contato da Universidade com a comunidade. “Um dos papéis da extensão universitária é estar se aproximando cada vez mais da comunidade ao redor. O bairro Dom Bosco é o nosso vizinho, então a gente tem que se aproximar, incluir o bairro na vivência, na realidade da Universidade e, ao mesmo tempo, a gente oferece atividades que são desenvolvidas na UFJF”.

Ações
O Hospital Universitário marcou presença no evento. Residentes de várias áreas da saúde ofereceram opções de águas saborizadas, exercícios para memória, aferimento de pressão e glicemia, teste para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), fisioterapia e nutrição, além de palestras. A gerente de Ensino e Pesquisa do HU – UFJF/ Ebserh, Angela Gollner, destaca a importância das diferentes áreas que as ações abrangem. “Como se trata de um momento único, de apenas um dia, oferecemos propostas de promoção de saúde e orientações para a comunidade. É extremamente importante o hospital sair de suas portas porque isso revela a importância da comunidade, os valores que estão sendo respeitados e a construção de mão dupla entre a comunidade e o hospital. Nós trazemos a equipe de residentes da área multiprofissional. Com essas atividades a gente tenta mobilizar a comunidade em todas as suas faixas etárias”.

Hospital Universitário/Ebserh marcou presença, com serviços como aferimento de pressão e glicemia, testes para DSTs, fisioterapia e nutrição, entre outras (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A auxiliar de serviços gerais, Giane Aparecida, aproveitou o dia para fazer os testes de sífilis, HIV e Hepatite B. Para ela, a ação ajudou bastante. “Está sendo muito bom, muito interessante. Muitas vezes, não temos tempo de ir no posto para fazer os exames, então facilita bastante.”

Em outros espaços da escola, o Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe) trabalhou atividades lúdicas sobre o meio ambiente com as crianças. “No Nasfe, a gente trabalha com duas vertentes: educação ambiental e atendimento ao público. Hoje a gente trouxe algumas brincadeiras para as crianças, como o dominó onde você aprende a pegar o material que se joga fora e fazer brinquedos; então a gente faz a criança ter essa conscientização; e o caça palavras, que a gente ensina a criança a montar palavras relacionadas à educação ambiental. Para o público adulto a gente trouxe a parte da assessoria”, explica a estudante de Engenharia Civil, Sophia Braga.

A Faculdade de Serviço Social também garantiu presença e propôs uma roda de conversa para esclarecer o que é a Reforma da Previdência e tirar dúvidas. “A gente vai discutir com as pessoas se sabem dessa proposta de reforma que está colocada e o que esperam do seu futuro enquanto classe trabalhadora na construção da sua aposentadoria ou não. Eu acho que as pessoas devem ter muitas dúvidas, como o que muda, o que não muda, o que estão propondo, e a nossa intenção é trazer as questões para o conhecimento e divulgar o que está sendo proposto”, relata a professora Viviane Souza.

2102-3959 – Pró-reitoria de extensão (Proex)