Terminou nesta sexta-feira, dia 27, o “UFJF na Praça”, projeto que apresenta o trabalho desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora, no que tange ao ensino, à pesquisa e à extensão. Entre 24 e 28 de junho a Praça da Estação, reuniu a exposição de pôsteres e stands com demonstração, além do atendimento ao público. A Diretoria de Imagem Institucional acompanhou todos os dias o evento em tempo real. Confira!

18h15 – O evento encerrou as atividades com as apresentações musicais da Orquestra Pró-Música e do grupo Ingoma.

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

18h10 – O reitor Marcus Vinicius David cumprimentou carinhosamente a todos os envolvidos no UFJF na Praça. Agradeceu especialmente ao Conselho Superior por ter apoiado bravamente a defesa pela universidade pública. “Agradeço aos professores que se dedicaram tanto para fazer esse evento alegre. Agradeço as entidades que colaboraram no decorrer do evento. Agradeço muito aos estudantes, pois todos os registros mostram o quanto foram atenciosos e carinhosos com todo o público que passou aqui.”

18h01 – O representante da Apes, Augusto Santiago Cerqueira, falou sobre o sucesso do evento como reflexo do trabalho cotidiano.”A gente mostrou para a população toda a educação, diversidade e alegria encontradas na Universidade. O trabalho é feito com alegria, pois sabemos o valor que temos. Nossa universidade é construída diariamente pela nossa luta, que é patrimônio da sociedade brasileira.”

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

17h58 – O representante do Sintufejuf, Márcio Sá Fortes, agradeceu a todos que participaram do evento. “O UFJF na Praça foi emocionante. Parabenizo a UFJF, a Apes, o Sintufejuf e o DCE. Essa semana a Universidade mostrou sua relevância para a população, por meio de ensino, pesquisa, extensão e cultura. A educação transforma as pessoas.”

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

17h54 – O diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio de Oliveira Guerra, aponta que foram cerca de 250 projetos, envolvendo mais de 500 atividades durante a semana, sendo alcançado o objetivo de aproximação da Universidade com a comunidade.

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

17h35 – Retornando ao UFJF na Praça, Aline Faria de Lima veio acompanhada da filha, Maria Eduarda. No momento estavam se divertindo no projeto Parasitologia Animal e a Saúde em Praças do Município de Juiz de Fora. “Para mim, estar aqui é uma excelente oportunidade, tanto que mais cedo estava aqui com ela e com a minha outra filha. Traz uma cultura enorme para abrir a mente dela. Como mãe, vejo como algo fundamental para educação das meninas. Adorei aquele projeto das placas bacterianas, pois pude mostrar o que sempre digo sobre a importância de escovar os dentes”. Maria Eduarda conta o que mais gostou. “Adorei brincar com a massinha. O projeto acontece aos sábados no museu e estou doida para ir.”

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

17h23 – De volta ao palco do UFJF, o instrumentista Daniel Goulart apresenta canções da própria autoria e encanta os presentes.

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

16h41 – Trazida pela mãe Wanderlaine, a estudante do quarto ano, Micherlaine Ariadne, 9 anos, veio ao evento e já sabe bem o que quer ser quando crescer: atriz. Adorou as atividades. “Eu gostei da boneca e de médico. Estou achando tudo muito legal, eu gosto de aprender as coisas.”

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

16h32 – Ensinando as crianças sobre educação ambiental e sustentabilidade, o “Recicle: técnicas sustentáveis e troca de saberes” trouxe um tapete pedagógico para o evento. “Cada casa fala sobre o meio ambiente e a gente explica para as crianças sobre o assunto”, comenta a aluna de Engenharia Ambiental de Sanitária, Marcela Alvim.

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

16h24 – O grupo de pesquisa do Colégio de Aplicação João XXIII  trouxe o projeto Ciência Lúdica, voltado para o desenvolvimento de criação e compartilhamento de jogos  para o ensino de ciências. O projeto faz parte do programa de extensão Mídias Digitais e Socialização dos Saberes e Práticas Docentes em Ciências Naturais. Além dos jogos, há atividades de laboratório e práticas sobre sustentabilidade. “Hoje mostramos o jogo que explica sobre fontes de geração de energia e os impactos ambientais gerados por essas fontes. O desafio do jogador é gerar o máximo de energia, causando o mínimo de impacto possível ao ambiente. É um jogo que envolve sorte, conhecimento sobre o tema e estratégia”, explica a coordenadora, Érica Dias e o bolsista, Matheus Nogueira.

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

15h40 – A  empresária Drielli Raquel trouxe o filho, Luyan Coelho, para participar das atividades. “A criança precisa se entender como cidadã e saber que a UFJF pertence a nós todos. Já quero que ele tenha contato com a Universidade e se sinta pertencente a ela”, diz a mãe. O Luyan chegou e o primeiro projeto que conheceu foi o Turismo no Museu. Ele não sabe se quer ser militar, investidor ou biólogo. Ganhou uma cebolinha e conta o que vai fazer com ela: “Vou passar para um vaso maior para poder cuidar.”

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

15h27 –  Acontece agora o ensino de primeiros socorros. “A prioridade é o reconhecimento da cena, do doente e o acionamento do Samu. A partir desse reconhecimento, é possível iniciar os primeiros atendimentos que podem ser feitos por qualquer pessoa. Esse ato é primordial para a qualidade da assistência”, conta a aluna de Enfermagem, Ana Carolina Carraro Tony.

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

15h20 – O estudante do oitavo ano da Escola Estadual José Freire, Walace Estevão, acabou de chegar ao UFJF na Praça e se interessou pelo Ateliê Livre de Projeto-Ação Arquitetura de/o Fazer. “Estou analisando tudo, mas gostei bastante dessa. Ensina a base da construção e eu gosto de fazer maquete. Já aprendi que quanto mais fixa, mais forte fica a estrutura.”

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

15h12 – O projeto Práticas Integrativas e Complementares (PIC), na Atenção Integral à Saúde dos Autistas e de seus familiares está oferecendo aplicação de Reiki para a população. A dona de casa Patrícia Silva participou e conta a experiência. “Muito gostoso e relaxante. Deu uma sensação de paz.”

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

15h05 – Os alunos iniciantes do curso de Nutrição, Jéssica Albuquerque e Moacyr Medeiros, estão participando do projeto Alimentar Nutricional Jr. Resolveram dar uma volta pela mostra e adquirir novos conhecimentos. Com isso, pararam no projeto Nutrição, Saúde e Culinária na Unidade de Atenção Primária a Saúde no Bairro cidade do Sol. “Eu acho interessante, essa troca de conhecimentos, pois trazem um conteúdo que vamos adquirir ao longo do curso. Além disso, possibilita acesso às informações que são desconhecidas pela população”, afirma Medeiros.

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

14h50 – O projeto Eficiência Energética para Cidades Inteligentes e Sustentáveis está no UFJF na Praça, mostrando tecnologias e estratégias que podem ser instaladas em residências e impactar positivamente a sociedade. “As pessoas pensam sempre nos gastos de energia no fim do mês. Essas estratégias garantem menor consumo de energia e o pagamento de um valor mais em conta. Estamos apresentando placas fotovoltaicas e ar-condicionado ecológico como possíveis estratégias de instalação em moradias”,  aponta o doutorando em modelagem computacional, Marcus Ferraz.

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

14h40 – A Ivone Nascimento é de Matias Barbosa. Ela viu o UFJF na Praça pela TV e resolveu participar das atividades. O primeiro projeto que conheceu foi o Laboratório de Estrutura e Função de Proteínas. “Cheguei agora, parei aqui e gostei muito. Acabei de descobrir que a lentilha tem mais proteína que o feijão. Agora eu vou ali para aprender sobre a prevenção ao Tabagismo.”

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

14h10 –  Começa a agora a intervenção artística do  Roda Cultural da Faefid. Organizado pelo Núcleo Integrado de Dança da UFJF (Nido), tematiza a diversidade cultural.

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

14h – A Michele Germano trouxe o filho Lucas em busca de ampliar o conhecimento dele. “A gente estava indo para o ponto de ônibus e lembrei que havia essa atividade. Ele está numa idade que pergunta coisas que eu não sei responder. Então prefiro que ele tenha essas informações por meio de materiais escolares e universitários”. Lucas conta que achou o evento muito interessante: “Tem bastante coisa pra gente conhecer e aprimorar nosso conhecimento sobre ciências em várias formas.”

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

13h50 – No dia do Orgulho LGBTQ+, o projeto Identidades, Cidadanias e Inclusão LGBTQ+: III Semana Rainbow, está na praça orientando a população sobre identidades de gênero e sexualidade, apresentando os riscos das DSTs e cadastrando integrantes da comunidade em situação de desemprego. “O preconceito é formado pela falta de conhecimento. O tema é de difícil acesso nas escolas e enfrenta paradigmas nas universidades, mas precisamos esclarecer as pessoas sobre o assunto e tirar dúvidas sobre gênero e sexualidade”, explica a estudante transexual do Instituto de Artes e Design (IAD), Maia Maria Pereira.

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

13h40 – O projeto de extensão “Discutindo Saúde”, da Faculdade de Enfermagem, está na praça orientando e atendendo a população sobre questões referentes a hipertensão. “Hoje nós estamos focados no atendimento, mas também temos projetos com crianças para orientar a alimentação saudável, a prática de exercícios e indicar os cuidados necessários. Esse projeto é orientado pela professora Maria Aparecida, do ICB, e temos alcançado um resultado bem satisfatório.”, conta a estudante, Marcela Castro.

(Foto: Alice Coêlho/UFJF)

13h30 – A acadêmica, Camila Cristina de Souza Moura, cursa o 9º período de Enfermagem e trouxe o irmão João Lucas para conhecer todas as atividades que estão sendo realizadas no evento. “Eu acho importante divulgar tudo que a UFJF faz para a população. Essa é a chance de mostrar o trabalho de professores e alunos e tudo que é produzido.

(Foto: Talison Vardiero/UFJF)

13h20 – A Aposentada Maria Otília, 60, veio ao UFJF na Praça para saber como funcionam os atendimentos de saúde oferecidos pela UFJF. “Eu tenho muito interesse em saber como funciona a nossa mente. Estar aqui é uma oportunidade única para aumentar nosso conhecimento e buscarmos um mundo melhor. É importante a gente ter conhecimento para nos ajudar e ajudar ao próximo.”

(Foto: Talison Vardiero/UFJF)

13h – Neste momento o instrumentista Daniel Goulart traz o tom musical com composições próprias.

 

12h35 – Cientista por um dia! O ICE trouxe o Laboratório de Estrutura e Função de Proteínas e reação de Biureto, a reação usada para descobrir qual alimento tem mais proteína. Depois de receber orientação você mesmo faz sua experiência!

 

12h30 – O “Era Outra Vez”, projeto da Faced, busca democratizar e difundir o acesso à literatura infantil. O projeto ainda leva contação de histórias para escolas de Juiz de Fora. Venha conhecer!

(Foto: Mariane Maiolini)

12h10 – O professor do ensino básico Sérgio Correa, 25, observou que o evento é uma oportunidade dos professores aprenderem novas didáticas que estão sendo desenvolvidas pela universidade para aplicar em sala de aula “A apresentação de todos esses trabalhos nos ensina e mostra que a universidade é espaço de produção de conhecimento. Se todas as universidades fizessem isso a população ficaria mais ciente da importância de defender o ensino”.

(Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

11h45 – A estudante do curso de Odontologia, Thais Oliveira, explica o projeto de extensão do Pet Odontologia, Educação em Saúde Bucal. “Nosso objetivo é ensinar técnicas de higiene bucal para a comunidade interna e externa, realizando atividades em escolas e creches. Hoje nós trouxemos manequins para demonstração de escovação para adultos e crianças e distribuindo kits de escovação”.

(Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

11h15 – Os estudantes Jean Carlos Severo e Ana Cláudia Oliveira viram o Caixa-Encaixa do laboratório de Educação Matemática (Lacem) e ficaram instigados a resolver o desafio. “Eu gosto muito de números, por isso esta atividade me chamou atenção. Aí fiquei tentada a resolver”. Jean Carlos Severo também viu no evento uma oportunidade “A programação desperta a vontade dos estudantes que estão concluindo ensino médio a estudar na UFJF e a tirar dúvidas de qual curso escolher”.

(Gabriela Maciel/UFJF)

10h45 – O Cine-Theatro Central está divulgando seu evento o “Arraiá Palco Central” que acontece no dia 30 de junho, das 13h às 20h, aberto ao público. Outra divulgação é a visitação espontânea e agendada que pode ser solicitada pelo site do Central.

(Foto: Mariane Maiolini)

10h35 – A aposentada Marlene Alves, 60, tirou um tempo para visitar os stands e ficou empolgada com os projetos desenvolvidos pela UFJF. ” É uma iniciativa muito boa e esclarecedora. A atuação da universidade na área da saúde é muito importante e na engenharia ambiental também, pois leva conscientização para a população. Eu não sabia que eram realizados tantos projetos”.

(Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

10h15 – Fabrício Carlos da Cruz, 17, cursa o ensino médio e veio tirar suas dúvidas relacionadas ao curso Física no stand do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). “Achei bastante interessante esse stand, pois trouxeram equipamentos que ajudam a mostrar a Física na prática, o que estimula meu estudo e minha vontade de cursar Física”.

(Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

10h – Ana Carolina Costa, aluna do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, explica o projeto de extensão “Recicle”:

9h35 – A atendente Enedina Paiva tinha curiosidade  de conhecer o Jardim Botânico da UFJF e, após apresentação, animou a conhecer o espaço. Ela veio na terça-feira, 25, e voltou na praça hoje. “Eu sempre quis ir no Jardim botânico, mas vindo aqui na Praça minha vontade ficou ainda maior. Eu gostei tanto que estou aqui pela segunda vez”.

(Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

9h15 – O motorista William dos Santos, 50 anos, veio conferir o UFJF na Praça e percorreu todos os stands. “Eu só tenho que elogiar o evento, pois as apresentações estão muito interessantes. É importante apresentar os trabalhos da universidade para a população. A gente não sabe que são realizadas todas essas atividades”.

(Foto: Gabriela Maciel/UFJF)