Preenche e imprime formulários. Esquece algum detalhe. Refaz todo o processo. Alunos da graduação podem estar familiarizados com a maratona para registrar um novo estágio. Pensando em otimizar o processo, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com novo procedimento para o cadastramento de estágios. Todas as fases de análise e registro estão disponíveis para serem feitas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). A partir do segundo semestre deste ano, a nova forma de cadastro passa a ser obrigatória. 

Gerente técnico de Estágios, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Otávio Bittencourt, explica que, antes da mudança, o aluno precisava imprimir os formulários com os dados desde a fase inicial do cadastramento do estágio, demandando maior tempo para a aprovação da documentação. “Agora, vamos acompanhar todo o processo, o estudante registra tudo, como a carga horária, o tema e a disciplina pelo Siga. Informações sobre instituições conveniadas também já constam no Sistema para facilitar a escolha.” Uma vez preenchidas as informações, Bittencourt orienta que o estudante as envie para análise. Caso haja necessidade de correção, ela pode ser feita on-line antes da impressão do documento final. 

De acordo com Bittencourt, o novo procedimento foi elaborado ao longo de um ano e meio com testes, conversas entre setores, adaptações e reuniões com professores. “Não podíamos aceitar nenhum tipo de rasuras, nem mesmo na razão social da empresa, porque é um documento jurídico. Com o novo funcionamento, a rigidez jurídica se mantém, mas o sistema ajuda no fornecimento correto de informações.” O próprio Siga passa a travar quando o aluno se equivoca em algum dado. Por exemplo, não é possível preencher um estágio não obrigatório como não remunerado. Assim, o Sistema só libera para a impressão final quando tudo estiver correto. A partir daí, o discente pode colher as assinaturas e fazer a entrega na Central de Atendimento. 

Outras informações: (32) 2102-3975 (Pró-reitoria de Graduação (Prograd)