Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, celebrado em 19 de junho, o Memorial da República Presidente Itamar Franco realiza nesta quinta-feira, dia 27, às 19h, o Cineclube Memorial com a exibição do curta-metragem “João Carriço: O Amigo do Povo”. O filme conta a história de uns dos pioneiros do cinema brasileiro. João Gonçalves Carriço atuou como cineasta, cartazista, cenógrafo, fotógrafo, exibidor e produtor cinematográfico. Inaugurou em Juiz de Fora o Cine Teatro Popular, cujo objetivo era promover diversão a preços populares. O curta-metragem a ser exibido é da pesquisadora, jornalista e diretora de produção audiovisual Martha Sirimarco.⁣⁣

Após a sessão haverá uma roda de conversa, mediada pelo professor universitário, cineasta, roteirista e produtor audiovisual, Franco Groia. Ele é formado em Comunicação Social na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui Especialização em Globalização, Mídia e Cidadania também pela UFJF. É criador e coordenador geral do portal “História do Cinema Brasileiro”, além de ser membro da Academia Brasileira de Cinema.

As vagas são limitadas, portanto é necessário enviar um e-mail para educativomemorial@outlook.com para garantir o lugar.

Cineclube Memorial

O Cineclube Memorial é uma iniciativa desenvolvida pela Divisão de Educação do Memorial da República Presidente Itamar Franco, inspirada na contribuição de Itamar Franco para a área da cultura, sobretudo, no âmbito do cinema nacional, com a criação da lei de incentivo à atividade audiovisual em 1993.

A proposta consiste na exibição de produções nacionais em consonância com temáticas trabalhadas bimestralmente, norteadas por assuntos correlatos ao acervo e à missão institucional do Memorial. Deste modo, o projeto pretende proporcionar discussões que despertem o pensamento crítico e a divulgação de conteúdo audiovisual brasileiro. Por este motivo, são estabelecidos critérios para uma curadoria que contemple obras que tenham relevância para o debate das temáticas abordadas, e, a cada sessão, um convidado será responsável pela condução dos questionamentos na roda de conversa após a exibição do filme. As sessões ocorrem na última quinta-feira de todo mês.

O Memorial da República Presidente Itamar Franco fica localizado na Rua Benjamin Constant  790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3212-2078 (Memorial da República Presidente Itamar Franco-UFJF)