A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pintou nesta quinta-feira, dia 27, uma das faixas de pedestres do campus universitário com as cores do bandeira do movimento LGBTI. A iniciativa, que integra o projeto de extensão “Identidades, Cidadania e Inclusão: III Semana Rainbow da UFJF”,  reforça o compromisso da instituição com o respeito às diversidades de gênero e sexual. 

Pintura começou a ser feita na manhã desta quinta (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A III Semana Rainbow da UFJF será realizada entre os dias 7 e 18 de agosto, com recursos de emenda parlamentar da ex-reitora e deputada federal Margarida Salomão (PT-MG). O lançamento da atividade será realizado durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, 27, às 14h, no Anfiteatro 2 do Instituto de Ciências Humanas (ICH)

Dia Internacional do Orgulho  do LGBTI
Nesta sexta, 28, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho  do LGBTI ((lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e intersexos).  A data marca episódio ocorrido em Nova Iorque (EUA), em 1969. Naquele dia, os frequentadores LGBTI do bar Stonewall Inn  reagiram a uma série de batidas policiais. O levante contra a perseguição da polícia durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do Orgulho LGBTI. 

Atualmente, as Paradas do Orgulho LGBT são realizadas em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.

Outras informações: (32) 2102-3970 (Diretoria de Imagem Institucional-UFJF)